Pular para o conteúdo

Estação Santo André da CPTM tem ação de saúde

Nesta segunda-feira (29), quem utilizar a Estação Santo André, que atende a Linha 10-Turquesa, poderá realizar exames de pressão arterial e teste de glicemia gratuitamente. A ação ocorre das 9h às 12h. Profissionais estarão informando sobre os riscos da diabetes e hipertensão, além de orientar o uso correto dos medicamentos.
A aferição da pressão arterial é um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão. A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Doenças que podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição, mantenham-se em tratamento e com a pressão controlada.
O teste de glicemia é feito através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos, que determina com precisão o nível de glicose. O procedimento é importante para identificar o diabetes – doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta mais de 13 milhões de brasileiros.
Prevenção

“A hipertensão arterial é uma doença crônica e degenerativa. Hoje sabemos que o ideal é que a pressão fique entre 120 por 80. Acima disso é o que chamamos de pré-hipertensão, e acima de 140 por 90 é o que chamamos de hipertensão arterial”, explica Celso Amodeu, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

O médico explica que a doença é mais comum nos homens, só que as mulheres, os jovens, os idosos e até as crianças também podem não estar livres desse mal. O fator genético contribui muito, mas a má alimentação com o uso exagerado de sal e o sedentarismo são outros vilões da hipertensão.

A nutricionista Karin Klack, da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, recomenda que a preparação da refeição seja feita sem sal, adicionando-o apenas na hora de comer.

“Mas não podemos esquecer que o sódio está presente em uma série de alimentos, como os enlatados (milho, ervilha e molho de tomate), os embutidos (linguiça, salsicha, salame, presunto e mortadela). Deve haver muita moderação no consumo destes alimentos”, comenta Karin.

Outra dica importante é não pular o café da manhã, pois o jejum pode estimular tanto a hipertensão quanto a diabetes. “Além disso, ficar em jejum pode levar a uma redução na taxa do metabolismo e, com isso, dificultar a realização do trabalho e outras atividades do dia a dia, devido à baixa oferta de energia”, afirma a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do Meu Prato Saudável.

Ações de Saúde e Bem-estar
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para atividades ligadas à promoção da saúde e ao bem-estar dos passageiros, e também ações culturais e artísticas de artistas e instituições parceiras.
SERVIÇO
Estação: Santo André – Prefeito Celso Daniel (Linha 10-Turquesa) – área paga
Data: segunda-feira, 29/4
Horário: Das 9h às 12h