Estação São Caetano da CPTM promove ação de saúde nesta quinta (08)

Estação São Caetano da CPTM promove ação de saúde nesta quinta (08)

Os passageiros que utilizam a Linha 10-Turquesa da CPTM poderão aferir a pressão arterial na estação São Caetano nesta quinta-feira (9/01), das 17h às 19h.

Aferir a pressão é importante, pois trata-se da única maneira de diagnosticar a hipertensão, doença que não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. A enfermidade acomete cerca de 25% dos brasileiros e é responsável por cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Os principais sintomas incluem dores no peito e cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

“A hipertensão arterial é uma doença crônica e degenerativa. Hoje sabemos que o ideal é que a pressão fique entre 120 por 80. Acima disso é o que chamamos de pré-hipertensão, e acima de 140 por 90 é o que chamamos de hipertensão arterial”, explica Celso Amodeu, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

A pressão arterial pode ser controlada com hábitos saudáveis. “Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica Timóteo Araújo, presidente do Celafiscs.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

 

 

SERVIÇO

Local: Estação São Caetano (Linha 10-Turquesa)

Data: quinta-feira (09/01)

Horário: das 17h às 19h

COMENTÁRIOS