Estação São Miguel e Jandira da CPTM recebem orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis

Estação São Miguel e Jandira da CPTM recebem orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis

Na semana que antecede o carnaval, duas estações da CPTM recebem ação de conscientização sobre as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Profissionais da Secretaria de Saúde darão orientações para o público e indicarão os locais que realizam testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Nesta quinta-feira (20/02), das 10h às 17h, a campanha será realizada na Estação São Miguel Paulista, que atende a Linha 12-Safira. Na ocasião, serão distribuídos preservativos masculinos, femininos e kits de autoteste para detecção do HIV.

Na sexta-feira (21/02), das 10h às 20h, a ação será na Estação Jandira, na Linha 8-Diamante. Além da distribuição de preservativos também haverá orientação sobre o procedimento PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e dicas de prevenção contra as hepatites virais.

“O teste é simples, rápido, indolor e confiável. É realizado com privacidade e sigilo, com indicação para todas as pessoas que tem vida sexual ativa. Trata-se de uma forma de garantir o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento adequado, se necessário”,  diz o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, completa o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

O vírus da imunodeficiência humana, popularmente conhecido como HIV, e a sífilis são IST’s. Ambas são transmitidas através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, quando a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou período de amamentação.

 

No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado com a administração do medicamento benzetacil.

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento, da Secretaria Estadual de Saúde, e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros. O Carnaval, já está rolando na cidade de São Paulo, com os famosos bloquinhos e a festa está longe de acabar.

SERVIÇO

Ação de Saúde Pré-carnaval
Data: quinta-feira (20/02)
Horário: das 10h às 17h
Local: Estação São Miguel Paulista (Linha 12-Safira)
Grátis 
Data: Sexta-feira (21/02)
Horário: das 10h às 20h
Local: Estação Jandira (Linha 8-Diamante)
Grátis

COMENTÁRIOS