Pular para o conteúdo

Estação Sé do Metrô oferece testagem gratuita de HIV nesta quinta (8)

Quem passar pela Estação Sé do Metrô nesta quinta-feira (8), das 10h às 16h, vai encontrar profissionais do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids que vão oferecer testagens rápidas de HIV aos passageiros.

Para o passageiro fazer o exame, gratuito, é preciso fazer a coleta do fluido oral, sem a necessidade de retirar sangue ou fazer jejum. Os resultados ficam prontos no mesmo dia.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos e é dado por um profissional da saúde em uma sala isolada. Todo o procedimento é gratuito e sigiloso. Vale lembrar que os cadastros e as coletas vão até as 15h30.

Além dos testes, também serão oferecidos preservativos masculinos e femininos e folhetos informativos. “Falar de amor também é falar de prevenção. É uma excelente oportunidade de relembramos que, assim como existem diversas formas de amar, também existem variadas tecnologias para se prevenir ao HIV. É o que se chama de Prevenção Combinada.”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.

A ação é realizada pelo Centro de Referência de Treinamento de DST/Aids e conta com o apoio do Metrô.

Confira abaixo os locais e horários das próximas ações:

Estação Brás 8 de agosto – quinta-feira – 10h às 16h – Testes Rápido de HIV
Estação Tatuapé 12 de setembro – quinta-feira – 10h às 16h – Testes de Sífilis
Estação Brás 10 de outubro – quinta-feira – 10h às 16h – Testes de Sífilis
Estação Sé 14 de novembro – quinta-feira – 10h às 16h – Testes de Sífilis
Estação Sé 5 de dezembro – quinta-feira – 10h às 16h – Testes Rápido de HIV