Pular para o conteúdo

Estação Sé do Metrô oferece testes rápidos de HIV aos passageiros nesta quarta (13)

Nesta quarta-feira (13), o usuário que passar pela estação Sé, integração das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, poderá realizar testes rápidos de HIV, das 10h30 às 14h30. A ação é do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, da Secretaria Estadual da Saúde.

O teste é gratuito, sigiloso e confiável. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos e a privacidade e o sigilo do paciente são garantidos. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde, para o início do tratamento.

“O autoteste é um insumo muito simples de usar. Ele funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde ou em mutirões de testagem, com a diferença que é feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer lugar, no momento que preferir, sozinho ou com alguém em quem confia”, declara Alexandre Gonçalves, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP.

“Os autotestes são uma ferramenta importante para a contenção da epidemia do HIV/AIDS, apresentando-se como  mais uma alternativa de diagnóstico precoce”,  reforça Karina Wolffenbuttel, da Gerência de Assistência Integral a Saúde do CRT DST/Aids-SP.

Além dos exames, serão distribuídos gratuitamente 7 mil preservativos masculinos e femininos para os passageiros. A ação conta com o apoio da Companhia do Metropolitano.