Pular para o conteúdo

Estação Tatuapé do Metrô comemora o Dia Internacional do Idoso com atividades

Quem passar pela estação Tatuapé do Metrô, da Linha 3-Vermelha, das 11h às 15h desta terça-feira (01), poderá participar das atividades preparadas especialmente para o Dia Internacional do Idoso.

A data tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o envelhecimento e alertar sobre a importância de proteger e cuidar dos idosos.

“Ações como essas são fundamentais para promover conscientização e boas práticas na atenção à população idosa que vive em SP”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Idoso, Cláudia Fló.

Na ocasião, haverá apresentações de dança, circuito Interativo de Prevenção de Quedas e Gerontogames: (Fatos e Fakes / Treino de Memória), ações promovidas pelo Centro de Referência do Idoso, da Secretaria Estadual da Saúde, além da apresentação de uma serenata com o músico e cantor Fredi Jon e a soprano e pop Rosana Raposo.

 “Os idosos são, por natureza, mais frágeis, com a imunidade mais baixa, reservas funcionais mais baixas e menor capacidade de regular a temperatura corporal. Por isso, é preciso ter uma atenção maior com eles para prevenir infecções que são comuns nesta época do ano”, afirma Marcelo Navalho Rodrigues da Cruz, geriatra do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso, da Lapa.

Confira a programação completa:

Dança Sênior – grupo de idosos fará apresentação de músicas da Dança Sênior, um método alemão que objetiva o incentivo à melhora da mobilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, atenção e socialização.

Apresentação de coreografia – grupo de idosas fará apresentação de uma coreografia chamada “A lenda”.

Circuito Interativo de Prevenção de Quedas – os passageiros serão estimulados a percorrerem um circuito interativo em que serão submetidos a várias situações de desequilíbrio, como pisar em colchonetes, transpor obstáculos, andarem na ponta dos pés ou sob os calcanhares, se equilibrarem em linha reta, andarem em linha reta para trás, fazer exercícios para fortalecer os membros inferiores. Para os passageiros que não são idosos, serão entregues óculos que reduzem significativamente o campo visual, além de restringirmos a mobilidade com faixas e caneleiras.

Gerontogames: jogos interativos rápidos, semelhante à dinâmica Mitos e Verdades, a respeito do envelhecimento, com o objetivo de desmistificar preconceitos contra a pessoa idosa e a velhice. O treino de memória será feito a partir do game “Qual é a música?” fazendo com que os idosos relembrem o nome e a letra das músicas rapidamente, sempre em forma de competição. Para esta atividade participam os alunos do Curso de Graduação em Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP).

Serenata: Os passageiros poderão apreciar ainda a Serenata que terá clássicos nacionais e internacionais como: Carinhoso (Pixinguinha), Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos), My way (Frank Sinatra) Somewhere Over the rainbow (tema do mágico de Oz) e Dancing Days (Frenéticas).  A dupla estará com figurino dos anos 20 e 30.