Estações da CPTM oferecem exame odontológico

Estações da CPTM oferecem exame odontológico

Nesta segunda-feira (7), os usuários que passarem pelas estações Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, da Linha 11-Coral da CPTM, entre 19h e 21h, poderão realizar exame para a saúde bucal e receber orientações sobre cuidados bucais com foco na identificação do câncer de boca.

A detecção dos sintomas do 7º tipo de câncer com maior índice de casos no país é feita com teste visual. Além da consulta, profissionais darão instruções sobre como prevenir a enfermidade, além de dicas para ter uma boca saudável e distribuição de folhetos informativos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos cerca de 14 mil novos casos de leucoplasia (câncer bucal) são diagnosticados. Se descoberto no início, a chance de cura varia de 80% a 90%, por isso exames preventivos são fundamentais.

O hábito de fumar é um dos principais fatores de risco que podem levar ao câncer bucal, aponta a chefe de oncologia clínica do Icesp, Maria Del Pilar Estevez Diz. A questão é tão relevante que em 31 de maio, foi instituído o Dia de Combate ao Câncer Bucal junto com o Dia Mundial de Combate ao Fumo. O câncer bucal está diretamente relacionado ao uso do cigarro, além de estar atrelado a diversas causas de morte.

“Aqui não há muito segredo: tem que parar de fumar ou não fumar. O ideal é não fumar, mas é sempre bom parar de fumar, não importa a idade”, explica Pilar.

A ação, que é realizada pelo o curso de Odontologia da Universidade de Brás Cubas e com a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, se repetirá no próximo dia 11, das 8h30 às 11h, na Estação Mogi das Cruzes.

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

SERVIÇO

Ação de Prevenção ao Câncer Bucal

Data: Segunda-feira, 07/05, 19h às 21h
Local: Estações Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral)

Data: Sexta-feira, 11/05, das 8h30 às 11h
Local: Estação Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral)

Grátis para usuários

COMENTÁRIOS