Estações da CPTM oferecem exames de pressão nesta quinta

Estações da CPTM oferecem exames de pressão nesta quinta

Para celebrar o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão, as estações de São Caetano, Utinga e Santo André, que atendem a Linha 10-Turquesa da CPTM, irão oferecer testes gratuitos de pressão arterial aos usuários.

Além de aferir a pressão, profissionais vão tirar dúvidas sobre a enfermidade e informar aos usuários informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde.

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem aferir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, a medição deve ser realizada no mínimo duas vezes por ano.

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer quando a pressão está alta. Dores no peito, de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal estão entre os sintomas mais comuns. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.

Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão

A data marca a luta contra a pressão alta, doença que mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos. A hipertensão ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins.

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Prevenção

Conferir periodicamente a pressão arterial é um fator de prevenção contra a hipertensão, mas não só. Manter um estilo de vida ativo, baseado em uma alimentação saudável e em exercícios regulares, é um ótimo indicador contra a pressão alta.

“O sedentarismo é uma preocupação para todos os cidadãos que vivem em uma cidade grande como São Paulo. Um dos grandes males causados é a hipertensão”, explica Victor Matsudo, coordenador do Programa Agita São Paulo e diretor-científico do CELAFICS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul). “O importante é se manter ativo, reservando ao menos 30 minutos diários para atividades físicas”.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.

serviço

“Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão”
Data: quinta-feira (26)

Local: Estação São Caetano Do Sul – Prefeito Walter Braído (Linha 10-Turquesa)
Horário: das 11h às 16h

Local: Estação Santo André – Prefeito Celso Daniel (Linha 10-Turquesa)
Horário: das 14h às 17h

Local: Estação Utinga (Linha 10-Turquesa)
Horário: das 17h às 19h

Grátis para usuários

COMENTÁRIOS