Estações da CPTM recebem ações de saúde nesta sexta (3)

Para oferecer a facilidade de ter um serviço de saúde à sua disposição aos passageiros, a CPTM mantém parcerias com prefeituras, universidades, entre outros parceiros, para que o passageiro deixe sua saúde em dia, prevenindo muitas doenças. Veja quais ações estarão no seu trajeto, nesta sexta-feira, 3 de maio:

Campanha de Vacinação contra Febre Amarela

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade com foto. Caso tenha carteira de vacinação, recomenda-se levar para atualizar. A ação ocorre na Estação Vila Aurora, que atende a Linha 7-Rubi, das 9h às 16h.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada de mosquitos infectados com o vírus. A vacina é o principal meio de prevenção contra a doença. Desde o final do ano, a campanha vem somando resultados positivos em cada estação que passa. A ação é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo que conta com apoio da CPTM.

“A vacina é extremamente importante e, se tomada com no mínimo de dez dias de antecedência da viagem, garante a proteção efetiva”, afirma a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.

“Vamos trabalhar juntos em mais uma importante estratégia de combate à febre amarela. O cenário em SP requer medidas contínuas e integradas porque parte da população exposta ao risco ainda não foi imunizada. Por isso, temos trabalhado ininterruptamente no monitoramento epidemiológico e, em especial, na criação de ações efetivas para ampliar a vacinação e a proteção da população paulista”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Busca Ativa de Lesões Bucais

Com o objetivo de detectar e prevenir câncer bucal, quem utilizar a Estação Mogi das Cruzes, que atende a Linha 11-Coral, terá a oportunidade de realizar exames bucais, das 8h às 11h.

Além disso, os voluntários irão orientar os passageiros sobre a higienização e os cuidados com a boca. Aqueles que apresentarem alguma alteração serão encaminhados para tratamento gratuito. A ação é uma iniciativa da Universidade Braz Cubas e Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.

Testes de glicemia e pressão arterial

Já na Estação São Miguel Paulista, que atende a Linha 12-Safira, das 9h30 às 13h, serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Os passageiros também poderão receber orientação nutricional e sobre a saúde bucal, com o objetivo de promover hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida. A ação é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo que conta com apoio da CPTM.

Tanto a pressão arterial quanto o nível de glicose no corpo podem ser controlados com hábitos saudáveis.

“Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica Timóteo Araújo, presidente do Celafiscs.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.

SERVIÇOTodas as intervenções de saúde são gratuitas para passageiros que utilizarem as linhas da CPTM.

Campanha de Vacinação contra Febre Amarela

Estação Vila Aurora – Linha 7-Rubi

Horário: das 9h às 16h

Busca Ativa de Lesões Bucais

Estação Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral)

Horário:  das 8h às 11h

Testes de glicemia e pressão arterial

Estação São Miguel Paulista – Linha 12-Safira

Horário: das 9h30 às 13h.