Estações das linha 11 e 12 da CPTM recebem ação de combate às arboviroses nesta quinta (20)

Estações das linha 11 e 12 da CPTM recebem ação de combate às arboviroses nesta quinta (20)

Nesta quinta-feira (20/02), os passageiros que utilizam as linhas 11-Coral e 12-Safira, poderão receber informações de prevenção sobre as arboviroses, que incluem o vírus da dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

Na Linha 11-Coral, a campanha será realizada pela UVIS de Itaquera (Unidade de Vigilância em Saúde), nas estações Luz, José Bonifácio e Corinthians-Itaquera, das 15h às 18h.

Já na Linha 12-Safira, a ação capitaneada pela UVIS de São Miguel ocorrerá na Estação Jardim Helena-Vila Mara, das 10h às 16h.

Na ocasião, agentes de saúde e combate à endemias da duas Unidades de Vigilância em Saúde esclarecerão dúvidas do público sobre a prevenção das arboviroses e combate ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, haverá distribuição de folhetos informativos sobre o assunto.

Segundo o pesquisador Lincoln Suesdek é fundamental redobrar os cuidados. “Percebemos que o patrimônio genético do mosquito é bem rico e dinâmico, ou seja, a espécie tem grande potencial para sofrer alterações. Isso sugere que eles são muito versáteis em explorar novos ambientes e, possivelmente, contornar as nossas tentativas de eliminá-los”, fala.

Verificar periodicamente o acúmulo de água em vasos e bacias, manutenção nas piscinas, são cuidados que devem ser mantidos durante todas as estações do ano. “A contaminação é mais rara, mas pode acontecer sim”, alerta o médico Moisés Goldbaum.

Vale ressaltar que, durante o verão, tais doenças, tem uma proporção bem alta e atingem diversas pessoas. Dentre os sintomas mais comuns estão: febre, dor de cabeça forte, mal-estar, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele e vômito.

 

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa, que são das UVIS Itaquera e São Miguel, conta com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

SERVIÇO

Local: estações Luz Corinthians-Itaquera e José Bonifácio (Linha 11-Coral)
Data: quinta-feira (20/02)
Horário: das 15h às 18h
Local: Estação Jardim Helena-Vila Mara (Linha 12-Safira)
Data: quinta-feira (20/02)
Horário: das 10h às 16h
Grátis 

COMENTÁRIOS