Estações Poá e Ferraz de Vasconcelos da CPTM terão testes gratuitos de HIV e Sífilis nesta sexta (21)

Estações Poá e Ferraz de Vasconcelos da CPTM terão testes gratuitos de HIV e Sífilis nesta sexta (21)

Nesta sexta-feira (21/02), véspera de Carnaval, quem passar pela Linha 11-Coral, poderá fazer testes gratuitos de HIV e Sífilis. Das 17h30 às 21h, a ação acontecerá na Estação Poá. Já em Ferraz de Vasconcelos, os passageiros serão atendidos das 18h às 21h. Também haverá distribuição de camisinhas. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças para que o tratamento seja mais eficaz.
O vírus da imunodeficiência humana, popularmente conhecido como HIV, e a sífilis são IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Portanto, ambas são transmitidas através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, quando a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou período de amamentação.
No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado com a administração de medicamento.

“O teste é simples, rápido, indolor e confiável. É realizado com privacidade e sigilo, com indicação para todas as pessoas que tem vida sexual ativa. Trata-se de uma forma de garantir o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento adequado, se necessário”,  diz o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, completa o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

A ação é uma iniciativa do SAE (Serviço de Assistência Especializada), do município de Poá, e da Campanha Fique Sabendo, da Coordenação de Vigilância em Saúde de Ferraz de Vasconcelos, e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.
SERVIÇO
Testes de HIV e Sífilis
Local: Estação Poá (Linha 11-Coral)
Data: sexta-feira, 21/02
Horário: das 17h30 às 21h
Local: Estação Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral)
Data: sexta-feira, 21/02
Horário: das 18h às 21h

COMENTÁRIOS