Pular para o conteúdo

Estado inaugura serviço de cirurgia cardíaca infantil no HC de São Bernardo

O governador Geraldo Alckmin firmou nesta terça-feira, 27 de março, convênio com a Prefeitura de São Bernardo do Campo para a implementação de nova unidade de referência para cirurgia cardiovascular pediátrica no Hospital das Clínicas de São Bernardo do Campo.

“O Estado investirá R$ 20 milhões de reais no projeto, que oferece mais leitos de UTI e de enfermaria na unidade. Os novos serviços serão muito importantes para as crianças de São Bernardo do Campo e região”, destaca Alckmin.

O serviço promete ser referência de alta complexidade em cirurgia cardiovascular em São Paulo. A estrutura contemplará a ativação de 10 leitos de UTI Pediátrica e Neonatal e 17 de enfermaria pediátrica no HC de São Bernardo do Campo. O projeto será financiado integralmente com recursos do Tesouro estadual, até que o Ministério da Saúde habilite a nova estrutura.

Neste ano espera-se a realização de mais de 2 mil consultas e 120 cirurgias.

A estrutura reúne pré e pós-operatório, procedimentos de hermodinâmica, exames, cirurgias e acompanhamento ambulatorial dos pacientes.

“É um grande momento para a saúde do estado de São Paulo. A implementação de mais uma referência na realização de cirurgia cardíaca pediátrica é uma grande conquista para o Estado e, consequentemente, para a região do ABC. O investimento reforça o compromisso do Governo do Estado com o atendimento à população”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

São Paulo já conta com onze serviços habilitados para realizar cirurgias cardíacas infantis: Incor (Instituto do Coração – HCFMUSP); Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP); Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese; HC de Campinas (Unicamp); Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; Hospital Geral de Pirajussara; Hospital de Base de São José do Rio Preto; PUC Campinas; Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; HC Hospital São Paulo (Unifesp) e Beneficência Portuguesa.