Pular para o conteúdo

Estudo do Icesp é destaque em encontro internacional

O estudo CIRCE, conduzido no Icesp, o qual verificou o papel da quimioterapia neoadjuvante para pacientes com diagnóstico de câncer de colo uterino foi tema no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. O trabalho, que tem como primeira autora a oncologista Samantha Silva, foi selecionado como poster discussion na ASCO 2018.

De acordo com Samantha, “essas pacientes frequentemente são diagnosticadas em estágio avançado e tem como tratamento padrão a radioterapia com cisplatina concomitante, porém quase metade dessas mulheres apresentando recidiva após o tratamento”.

A oncologista explica que o objetivo do estudo é, principalmente, avaliar a possibilidade de melhorar a sobrevida da paciente, já que o câncer de colo de útero é um grande problema de saúde pública no País, sendo o terceiro mais comum entre mulheres.

Por ser um câncer diretamente relacionado ao papiloma vírus, a Dra. Maria Del Pilar, chefe de oncologia clínica do Icesp, recomenda fazer a vacinação ainda quando jovem (entre 9 e 14 anos). A proteção na hora do sexo é imprescindível.