Pular para o conteúdo

Evento IV Encontro Paulista DST/Aids acontece em SP

O evento será promovido pela Coordenação Estadual DST/Aids- SP e ocorrerá nesta terça, 13 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças 

Os desafios no cuidado contínuo, a consolidação de rede de cuidados em DST/aids e hepatites virais no estado de São Paulo, zero infecção e zero discriminação e transdisciplinaridade do manejo das infecções sexualmente transmissíveis são alguns dos temas deste encontro que tem por objetivo promover a troca de experiências, mobilizar reflexões promotoras de inovação e o debate na construção de caminhos da prevenção à cura das DST/Aids. Participarão deste evento Gerentes dos Programas de DST/Aids, Diretores e Interlocutores das GVE, profissionais de Serviços Especializados em DST/Aids, Atenção Básica, Hospitais de Referência e Representantes da Sociedade Civil.

Para Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, o trabalho transdisciplinar e em rede são fundamentais para atingir a meta 90-90-90 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). A meta prevê que, até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam terapia antirretroviral; e 90% das pessoas que fazem tratamento estejam com carga viral indetectável.

Um dos destaques do encontro é a conferência: “A Cura da Aids” que será proferida no dia 13, 9h, por Ricardo Sobhie Diaz, livre docente da Unifesp e chefe do Laboratório de Retrovirologia/Unifesp e Laboratório Centro de Genomas-SP.

Foram recebidos 136 trabalhos (temas: direitos humanos em DST/Aids, epidemiologia em DST/aids, assistência as DST e/PVHIV, TV do HIV, sífilis e pré-natal do homem) de profissionais de instituições que trabalham no campo das DST/aids no estado de São Paulo. Destes, 7 foram selecionados para apresentação oral em mesas, 92 para exibição em pôster eletrônico, 10 serão publicados no Boletim Epidemiológico Paulista e 6 receberão o “Prêmio Márcia Regina Giovanetti” – Trabalho relevante para a resposta Paulista de DST/Aids”.

Durante o encontro será lançado o livro “Morte e vida positiva”, uma autobiografia de linguagem bem humorada e irreverente, que conta a história de Beto Volpe, portador do vírus do HIV há 27 anos. O livro descreve, numa narrativa intensa, suas experiências, dores e vitórias, e, entre elas, a criação da ONG Grupo Hipupiara Integração e Vida. Editora Realejo.

IV Encontro Paulista de DST/AIDS – “Resposta Paulista Frente às DST/Aids: da Prevenção à Cura”

DIA: 13 de setembro

HORÁRIO: 8h às 16h30

LOCAL: Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo)