Pular para o conteúdo

Exposição com esculturas de órgãos termina nesta sexta (27) na estação Barra Funda

Termina nesta sexta-feira (27), a exposição itinerante com esculturas de órgãos do corpo humano, na estação Barra Funda da CPTMdata em que se celebra o Dia Nacional do Doador de Órgãos.  A medida faz parte do “Setembro Verde”, mês que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. 

Os passageiros poderão conferir as cinco esculturas de córnea, pulmão, rim, e duas representando o coraçãocom quase 2 metros de altura cada uma, das 10h às 16h 

“Conscientizar a população sobre a doação de órgãos é um passo importante para que muitas vidas sejam salvas”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, destaca a importância da parceria entre as pastas.  “As estações do sistema metroferroviário recebem mais de 8 milhões de pessoas por dia. Acreditamos que é uma grande contribuição do Metrô e da CPTM trazer para suas estações um tema tão importante como a doação de órgãos”.

A exposição também esteve na Estação Sé, do Metrô, entre os dias 9 e 13 de setembro.

Doação de órgãos 

Atualmente, a doação de órgãos deve ser consentida. Quem quiser ser doador não precisa mais incluir a informação no RG ou na CNH. Basta comunicar os parentes mais próximos sobre o desejo. A autorização para doação deve ser dada por familiares com até o 2º grau de parentesco. Por isso, é fundamental haver diálogo entre as famílias sobre o desejo de ser ou não doador de órgãos, pois isso facilita a tomada de decisão. 

Somente no primeiro semestre deste ano, foram realizados 4.023 transplantes no Estado de São Paulo, sendo 2.583 de córnea, 1.008 de rim, 300 de fígado, 65 de coração, 30 de pâncreas e rim, 23 de pulmão e 14 de pâncreas.