Pular para o conteúdo

Fundação Pró-Sangue estreita projeto com rede social

Com quase 150 mil seguidores no Facebook, a Fundação Pró-Sangue foi em 2018 um dos hemocentros escolhidos para a implementação de um projeto da rede social que, basicamente, visa aproximar os hemocentros brasileiros do público interessado em doar sangue.

O trabalho do Facebook se deu em duas frentes. Primeiro, procurou identificar o público interessado em doar sangue. Para isso disponibilizou uma ferramenta para cadastramento dos candidatos (vide passo-a-passo mais adiante).

Depois, em um segundo momento, a rede social lançou uma plataforma específica em que os hemocentros pudessem colocar suas necessidades prementes, especificando o tipo de sangue em falta, o local de doação e dados para contato. A partir dessas informações, a ferramenta pode gerar posts e, por meio de notificações, encaminhá-los para o público cadastrado.

Vale lembrar que o próprio Facebook faz a seleção das pessoas que podem estar próximas do hemocentro por meio dos algoritmos de geolocalização.

Mas os esforços da rede social não param por aqui. Para atingir cada vez mais o público interessado na doação, a empresa está aprimorando, dia a dia, sua ferramenta. A ideia é “aumentar a pontaria” de todo esse sistema de comunicação que salva vidas.

Nesse trabalho, a Pró-Sangue tem tido um papel decisivo. A Fundação já recepcionou várias equipes de pesquisadores da rede, que passaram alguns dias em seus postos de coleta para conhecer melhor os hábitos dos doadores. Em janeiro, foi ativada a última pesquisa na instituição que deve concluir seus trabalhos no final de fevereiro.

Como se cadastrar na ferramenta – As pessoas que tiverem interesse em fazer parte da rede de solidariedade do Facebook devem se cadastrar como candidatos à doação de sangue. O procedimento é muito simples.

1-) Acesse o seu Perfil Pessoal no Facebook.
2-) Clique na guia “Sobre” do menu que está ao lado direito da foto de perfil.
3-) Com a guia “Sobre” aberta, clique no link “Detalhes sobre você”.
4-) Com isso abre-se uma janela. Vá até o item “Doações de sangue” e preencha com seus dados.
5-) Clique no botão “Salvar alterações”.
6-) Pronto você já está cadastrado no Facebook como doador de sangue.