Pular para o conteúdo

Faculdade de Medicina da USP comemora 75 anos do HC com inauguração de exposição

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizou, nesta segunda-feira (25), cerimônia em celebração aos 75 anos de existência do Hospital das Clínicas (HC). Durante a solenidade, foi exibido um vídeo contando a história do maior complexo hospitalar da América Latina, além de uma logomarca comemorativa. Na sequência, os membros da mesa de honra falaram e, ao final da solenidade, todos foram convidados para a abertura da exposição “HCFMUSP 75 anos de excelência”, no hall do primeiro andar do Prédio Principal.

O Prof. Antonio Carlos Hernandes, Vice-Reitor da Universidade de São Paulo (USP), ressaltou a importância da universidade e disse: “comemorar 75 anos de um hospital como esse, que tem a Faculdade de Medicina da USP como referência, é fundamental para que a população conheça o trabalho que uma instituição pública faz, em inovação, empreendedorismo e formação de pessoas”.

“Nossa responsabilidade é tentar manter esse patrimônio construído por grandes nomes da medicina brasileira, que se confundem com a história do HC e da FMUSP. Devemos cuidar com zelo para manter o pioneirismo e a qualidade de ensino e assistência que temos”, declarou o Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP.

A Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP, relembrou do início do projeto de criação do HC, um hospital-escola vinculado à Faculdade de Medicina, que cresceu, “conquistou excelência e, nos últimos anos, abordando o conceito de gestão na assistência e o trabalho desempenhado pelos seus colaboradores, permitiu superar todas as crises. A inovação também tem colaborado para evoluir e olhar a frente”.

Participaram também da composição da mesa de honra, o Eng. Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP, o Prof. Flavio Fava de Moraes, Diretor da Fundação Faculdade de Medicina, e o Prof. Aluisio Augusto Cotrim Segurado, Presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do HCFMUSP e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP.

O Prof. Aluisio Segurado parabenizou os docentes, discentes, os profissionais que atuam no Sistema FMUSP-HC, os parceiros e declarou: “esperamos prosseguir em nossa visão e cultivar os valores estruturantes da nossa universidade, como excelência, cientificidade, integridade científica e pedagógica, criatividade e pluralidade”. Ele ainda complementou: “parabéns ao HCFMUSP, que outros tantos anos possam vir com sucesso”!

HCFMUSP 75 anos de excelência

A exposição “HCFMUSP 75 anos de excelência” permanece na FMUSP até 28 de novembro. A partir do dia 29 ela será exibida no hall de entrado do Instituto Central do HCFMUSP. A curadoria é de: Prof. Aluisio Cotrim Segurado, Clebison Nascimento dos Santos, Gustavo Querodia Tarelow e Prof. André Mota.