Pular para o conteúdo

Feira da diversidade acontece nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (31), acontece a Feira da diversidade, evento que integra a agenda da Semana do Orgulho LGBT de São Paulo. Profissionais do Programa  Estadual DST/Aids-SP estarão no Vale do Anhangabaú para orientar a população sobre a importância da prevenção às DST/Aids. Também serão distribuídos 100 mil preservativos, 12 mil sachês de gel lubrificante e  10 mil folhetos informativos no local.

Para obter mais informações sobre a campanha ou consultar os locais onde é possível fazer o teste rápido, os interessados podem ligar no Disque DST/Aids 0800-16 25 50 ou acessar o site: www.crt.saude.sp.gov.br.

Dados

Na última década, verifica-se aumento do número de casos de Aids entre homens que fazem sexo com homens (HSH). Foram notificados, desde 1980, no Estado de São Paulo, 147.730 casos de aids em homens com 13 anos ou mais; cerca de 30% deles enquadram-se na categoria de exposição HSH. Em 2004, essa população correspondia a 28,1%% dos casos. Em  2014, o percentual atingiu 44,8%.

A incidência em homens jovens também tem crescido. Saltou de 15,5 casos para cada 100 mil homens de 20 a 24 anos, em 2004, e chegou a 31,3 a cada 100 mil, em 2014. Nas demais idades, os números têm diminuído ou mantêm-se estáveis.

Os dados apontam a grande vulnerabilidade de adolescentes e jovens gays (homens que fazem sexo com homens) para a infecção pelo HIV.

“É importante ampliar as estratégias de prevenção para que os jovens homossexuais adotem práticas sexuais mais seguras. O exercício da cidadania e a luta contra o preconceito e a discriminação são duas questões básicas que devem ser vinculadas ao trabalho de educação em saúde sexual e prevenção das DST/HIV/Aids”, avalia Ivone de Paula, gerente da Área de Prevenção do CRT DST/AIDS-SP. “Neste contexto, enfatizamos a importância do diagnóstico precoce e convidamos a população que participará dos eventos relativos à semana da Parada Gay a realizar o teste anti-HIV”,  declara.