Pular para o conteúdo

Férias no Butantan celebra janeiro com tirinhas, teatro e passeio

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa científica do Brasil e que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, dá início neste dia 8 (terça), às atividades do programa Férias no Butantan. Ao todo, serão 13 atividades voltadas para o público de todas as idades, com o intuito de promover a Ciência e o Patrimônio Histórico de forma leve, lúdica e divertida.

Segundo a diretora do Museu Histórico do Instituto Butantan, Adriana Mortara Almeida, que faz parte da comissão organizadora do Férias no Butantan, uma novidade este ano é que o projeto se estenderá por 19 dias em vez de se concentrar em apenas uma semana, como acontecia nos anos anteriores. As atividades serão realizadas a cada semana em um museu diferente dentro do Butantan. O Instituto possui três museus sediados em sua área (Museu de Microbiologia, Museu Biológico e Museu Histórico) e um fora (o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que fica no Bom Retiro e está passando por restauro).

“Com forte caráter lúdico, as atividades pretendem despertar na família toda, e nas crianças e adolescentes em especial, a curiosidade, o conhecimento e o gosto pela ciência e pelo patrimônio histórico”, afirmou Adriana.

 Atividades vão de Teatro de Fantoches a passeio histórico pelo centro

A atividade Micróbios em Tirinhas deverá ser um dos destaques na primeira semana dentro do Museu de Microbiologia. Nela, crianças acima de 10 anos poderão participar da construção de narrativas ficcionais em quadrinhos, que têm por objetivo familiarizar os participantes com a temática da microbiologia.

Na segunda semana, o Teatro de Fantoches, que acontece no Museu Biológico, vai promover uma peça e uma oficina de bonecos. A atividade proporcionará uma experiência lúdica sobre as serpentes e tem como público-alvo pessoas de todas as idades, inclusive adolescentes e adultos. A conscientização sobre a importância da preservação das serpentes é uma das bandeiras ambientais do instituto.

No Museu Histórico, que concentrará a agenda da última semana do Férias no Butantan, o grande destaque deve ficar por conta da atividade Fragmentos do Passado. A atividade instiga os visitantes a desvendarem objetos antigos do museu a partir de fragmentos escondidos no espaço.

Embora esteja passando por obras de restauro, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas também estará envolvido na programação deste ano promovendo a caminhada “Bom Retiro: História, Imigração e Saúde”, que revelará segredos relacionados à história e imigração na cidade de São Paulo. Uma van vai fazer o traslado dos participantes entre o Butantan e a região central da cidade, onde o passeio de 2 quilômetros deverá acontecer.

O Butantan tem uma área verde de 80 hectares, onde é possível fazer diversas atividades ao ar livre também. O Férias no Butantan acontece nas férias de janeiro e de julho todos os anos desde 2011.

A programação completa está no link: http://butantan.gov.br/ferias/Paginas/default.aspx