Pular para o conteúdo

‘Férias no Butantan’ conta com atividades infantis interativas com réplicas de mosquitos e trajes especiais

Experimentar o traje especial usado pelos funcionários do Butantan na produção de vacinas, conhecer de perto réplicas de mosquitos transmissores de doenças ou ainda participar da atividade “mão na cobra” são algumas das experiências que as crianças poderão vivenciar nessas férias de julho, durante a programação do “Férias no Butantan”, que começa no dia 8 de julho, domingo. O projeto ainda trará capoeira, teatro itinerante, brincadeiras, observação de pássaros e de corujas.

Serão trinta atividades acontecendo simultaneamente no parque do Instituto, todas gratuitas. A programação vai até o dia 14, sempre no período entre 10h e 18h30. Nesta edição, o projeto faz parte do programa “100 Anos da Gripe Espanhola – Imagine o Mundo sem Vacinas” e visa difundir, por meio de atividades lúdicas, a ciência e a educação sobre a importância das vacinas para a saúde pública.

Alguns dos destaques do projeto ficarão por conta das atividades livres. Na atividade “Vestindo-se para trabalhar no Butantan”, as crianças poderão experimentar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) usados pelos colaboradores que atuam na produção de vacinas e receberão explicações sobre a importância de cada item obrigatório no traje. A produção é um dos setores com rígidas normas de segurança no Butantan, para poder garantir o padrão de qualidade das vacinas.

Outra atividade, “Conhecendo Mosquitos”, possibilitará às crianças o contato com pesquisadores que irão tirar suas dúvidas sobre estes insetos, falando sobre as diferentes fases do seu desenvolvimento.

As crianças também poderão participar de brincadeiras lúdicas. Na Pic-Imune, por exemplo, a tradicional brincadeira “pique-bandeira” será adaptada para ensinar de forma lúdica sobre o funcionamento do sistema imunológico. Já na brincadeira “Baile Sem Risco”, as crianças terão uma dinâmica em que poderão entender melhor sobre a transmissão de doenças por meio da simulação de um baile, onde trocarão seus copos.

O Instituto também promoverá a atividade “Mão na Cobra”, na qual profissionais do instituto fazem demonstrações e trazem esclarecimentos aos pequenos sobre a importância de respeitar e preservar a espécie. A atividade permite que as crianças vejam de perto e possam tocar no animal.

Adolescentes e adultos

Adolescentes e adultos também podem participar do “Férias no Butantan”. No “Café Científico – 100 Anos da Gripe Espanhola – Imagine o Mundo sem Vacinas”, por exemplo, temas da ciência na atualidade serão discutidos num bate-papo descontraído com pesquisadores e especialistas.

Dentre os temas, estarão a produção de vacinas, a sua importância para a saúde pública e os movimentos contrários à vacinação que começam a surgir no Brasil e que já afetam os países europeus.

Confira a programação completa aqui: http://www.butantan.gov.br/ferias/Paginas/default.aspx/Paginas/default.aspx

Marcações: