Pular para o conteúdo

Estação Ferraz de Vasconcelos da CPTM terá ação de saúde nesta sexta-feira (11)

Nesta sexta-feira (11), das 9h às 14h, serão oferecidos 600 testes de Hepatite C, HIV e Sífilis, além de aplicação de auriculoterapia e aferição de pressão arterial, na Estação Ferraz de Vasconcelos, que atende a Linha 11-Coral.
A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Na maioria das vezes não há sintomas e, por isso, as hepatites passam despercebidas.
Já a transmissão do vírus HIV, que não tem cura, acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, que também é transmitida sexualmente, pode ser curada e o tratamento é realizado com a administração do medicamento benzetacil.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

Já a hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Na maioria das vezes não há sintomas e, por isso, as hepatites passam despercebidas.

“Essas ações visam principalmente orientar a população acerca das hepatites virais, com o objetivo de prevenir e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce”, afirma Sirlene Caminada, diretora do Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria.

A hipertensão acomete cerca de 25% dos brasileiros e é responsável por cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Os principais sintomas incluem dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
A auriculoterapia utiliza pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns no âmbito físico, mental e emocional do paciente, e será aplicada por um técnico especializado neste procedimento.
SERVIÇO
Ação de Saúde 
Local: Estação Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral)
Data: sexta-feira, 11/10
Horário: das 9h às 14h
Grátis