Festa de criança também pode ter comida saudável e saborosa

Festa de criança também pode ter comida saudável e saborosa

Frituras podem ser substituídas por alimentos assados, refrigerantes por sucos naturais e o bolo pode ser feito com farinha integral recheado com iogurte e frutas da estação, alerta especialista do programa Meu Pratinho Saudável

 

Salgados fritos e gordurosos, bolos com alto teor de açúcar e refrigerantes podem dar lugar a inúmeros tipos de comidas saborosas e saudáveis nas festas de aniversário infantis.

O alerta vem do programa Meu Pratinho Saudável, parceria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde.

Segundo a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa, alguns petiscos são fáceis e até mais baratos que a média gasta em coxinhas e outras frituras, sem falar nos salgadinhos de pacotes.

Para os salgados, ela recomenda lanches de pão de forma integral com patê de atum e bauruzinhos assados com queijo, peito de peru e tomate. “Esses itens podem agradar tanto crianças quando adultos”, diz.

A especialista sugere espetinho de frutas ou uma taça de iogurte decorada com frutas, além de crepes, como opção saudável para as festas infantis, já que permitem a exploração de recheios diferenciados e têm massa feita a partir de ovos e farinha de trigo ou a integral. A tapioca, cuja massa é feita com fécula de mandioca, é mais uma alternativa e com um amplo leque de recheios possíveis.

Em vez de refrigerantes, o programa Meu Pratinho Saudável indica sucos naturais ou os de soja. “Há diversos sucos coloridos e saudáveis como de cenoura, beterraba, laranja, manga, abacaxi, hortelã, gengibre e outras opções”, afirma Elisabete. “Ao preparar, coloque as frutas no liquidificador e sirva em seguida, para preservar os nutrientes”, ela acrescenta.

A coordenadora do programa diz que o bolo, ponto alto da festa, pode ser feito com farinha de aveia ou integral e ter alternativas como recheios iogurte natural batido com frutas vermelhas e enfeitado por cima com frutas da estação.

Meu Pratinho Saudável

O programa Meu Pratinho Saudável é voltado para crianças de seis meses a 10 anos e tem como objetivo readequar a alimentação para que comam bem e de maneira saudável. Um dos principais conceitos  é que metade do prato da criança nas refeições principais seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos) e que a outra metade seja preenchida com 1/4 de alimento rico em proteínas e 1/4  de alimentos ricos em carboidratos.  O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes.

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