Festa-surpresa em hospital anima aniversário de pacientes com câncer

Iniciativa do Icesp inclui bolo, bexigas e um presente escolhido conforme o gosto de cada aniversariante

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, decidiu comemorar o aniversário de seus pacientes com uma festa-surpresa. Bolo, decorado, bexiga e umpresente escolhido conforme o gosto do aniversariante fazem parte da iniciativa.

A comemoração é realizada nos quartos, UTIs e mesmo durante as consultas dos pacientes no ambulatório. Tudo é planejado com antecedência pela equipe de Hotelaria e Hospitalidade do Icesp, com o apoio do Centro Integrado de Humanização.

A festa-surpresa conta, ainda, com a colaboração de outros profissionais do Instituto. Um nutricionista verifica se os ingredientes do bolo estão de acordo com a dieta do paciente. Um psicólogo analisa as condições sentimentais e o quadro psicológico de cada um.

“Distribuímos cerca de 70 presentes por mês. Para não errar na escolha, buscamos pistas com os familiares e vamos atrás de itens individualizados que os agradem, como livros, acessórios de beleza e objetos de esporte, por exemplo”, diz o supervisor de Hospitalidade do Icesp, Marcelo Candido.

Segundo ele, os pacientes estão acostumados a falar somente sobre o tratamento dentro do hospital e quando recebem essa atenção especial voltam à sua identidade, esquecendo um pouco da doença. Nesse dia, a entrada de mais familiares, além dos acompanhantes, é liberada. A criançada também pode participar e até os médicos são convidados.