Pular para o conteúdo

Forte calor em São Paulo exige cuidados redobrados nesta quinta (12)

Nesta quinta-feira (12), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu um novo alerta para a forte onda de calor que atingirá o Estado de São Paulo.

Na Região Metropolitana, São José dos Campos e Campinas, os termômetros vão chegar até 35ºC. As temperaturas máximas devem oscilar entre 35ºC e 39ºC, em Bauru, Barretos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Presidente Prudente.

Neste dia de calor, as recomendações são: 

– Evite realizar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia (11h às 17h);
-Permaneça em locais protegidos do sol;
-Evite sair ao ar livre sem proteção solar;
-Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
-Umidifique o ambiente.

Saiba que mesmo fugindo do sol nos horários mais intensos, os raios UVA e UVB permanecem. Então é importante consumir alimentos frescos de procedência confiável e hidratação regular com ingestão de água e outros líquidos.

“No verão, eu dobro atenção com todas recomendações médicas para não expor meu filho ao risco. Eu passo filtro solar duas vezes ao dia nele, e quando ele vai para piscina, eu repasso após ele entrar na água”, disse a psicóloga Suzana Frias.

Além da pele é importante manter o corpo hidratado, principalmente nos horários de maior intensidade solar. “A desidratação ocorre quando a perda de água corporal não é reposta adequadamente”, explica Alysson Moraes Souza, médico no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) “Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”, unidade da Secretaria localizada no bairro de Heliópolis, zona Sul da capital.

“A desidratação pode ocorrer em qualquer idade, porém em crianças e idosos, pode evoluir gravemente. Nestes casos, a intervenção médica é indispensável”, explica o médico Luis Felipe Cintra.

 Outros cuidados:

  • Ingerir muita água;
  • Utilizar filtro solar;
  • Cuidado com a alimentação;
  • Abusar dos hidratantes corporais;
  • Evitar banhos muito quentes;
  • Hidratar os lábios;
  • Evitar o ar condicionado.