Pular para o conteúdo

Fórum discute atenção ao cidadão brasileiro com deficiência visual

No dia 25 de maio, vai acontecer o 1º Fórum Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual. O evento será realizado no Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, no Memorial da América Latina.  Serão abordados temas relacionados à reabilitação, educação e tecnologia, inovações e perspectivas para atendimento à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições vão até o dia 20.

A linha de raciocínio que conduz a preparação e a realização do 1º Fórum Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual é voltada ao compromisso com a atenção ao cidadão brasileiro com deficiência visual para obtenção de sua autonomia e independência. Com este compromisso, o Fórum representa um esforço específico, concatenado com as demais ações empreendidas pela Oftalmologia brasileira, em prol da Saúde Ocular do Povo brasileiro.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Esta Lei tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo Nº 186, de 9 de julho de 2008.

A atenção à pessoa com deficiência visual representa constantes desafios e requer atenção ininterrupta do poder público, da sociedade civil, dos profissionais envolvidos na saúde ocular e na reabilitação visual para diminuição de barreiras à obtenção de sua melhor qualidade de vida.

Nesse sentido, a diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO da gestão 2017/2019, capitaneada pelo Dr. José Augusto Alves Ottaiano, seu presidente, idealizou a realização de um evento com o intuito de discutir, com representantes do poder público das áreas da saúde, educação e assistência social, pessoas com deficiência visual, profissionais da área de reabilitação e a comunidade, as ações conjuntas necessárias para atendimento aos direitos da pessoa com deficiência visual. Contando com o apoio da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, a realização do Fórum tornou-se mais efetiva, potencializando as expectativas dos seus resultados.

Para fazer a inscrição acesse: https://goo.gl/xnQChV