Pular para o conteúdo

Fundação Pró-Sangue incentiva a doação de sangue antes do Carnaval

O feriado de Carnaval é um período crítico para os hemocentros. Por conta da saída de um grande número de pessoas, os bancos de sangue costumam registrar acentuada queda na coleta.

Por isso, a Pró-Sangue se antecipa e dá início à sua tradicional campanha de convocação de doadores. A Fundação faz um apelo para que a população doe sangue antes de cair na folia. Até porque os estoques já estão em patamar crítico, sobretudo para os fatores do tipo O-, O+ e B-.

“Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente” explica o diretor-presidente da Fundação, Prof. Dr. Vanderson Rocha. 

Os pré-requisitos de doação estão disponíveis no site da Fundação (clique aqui). “É muito importante que as pessoas que chegam para doar sangue estejam cientes dos impedimentos temporários e definitivos”, explica a médica hometerapeuta da Fundação Pró-Sangue, Sandra Esposti. 

Para quem decidir doar durante o feriado, é sempre bom consultar o horário dos postos. Vale reforçar que a Pró-Sangue atenderá durante o período carnavalesco, mas as unidades funcionarão em esquema de plantão, com turnos diferenciados. Segue abaixo a grade de atendimento do período.

Atendimento das unidades de coleta

24 de fevereiro, segunda-feira
Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: a definir
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: das 8 às 16:30 horas
Posto Osasco: das 8 às 16:30 horas
Posto Stella Maris: das 8 às 16:00 horas

25 de fevereiro, terça-feira (feriado – Carnaval)
Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Stella Maris: fechado

26 de fevereiro, quarta-feira (Quarta-Feira de Cinzas)
Posto Clínicas: das 8 às 17 horas
Posto Barueri: a definir
Posto Dante: fechado
Posto Mandaqui: das 13 às 16:30 horas
Posto Osasco: das 13 às 16:30 horas
Posto Stella Maris: das 8 às 16:00 horas

OUVIDORIA