Fundação Pró-sangue necessita de doadores

Fundação Pró-sangue necessita de doadores

Os estoques de sangue da  Fundação Pró-Sangue necessita de doadores urgentemente. Os sangues do tipo O+,O-,AB-,B-,B+ estão em estado de emergência. Já as bolsas de sangue A+ está em estado de alerta. O quadro precisa ser revertido para que não falte sangue em mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo.

Segundo Sandra Montebello, médica da Fundação Pró-Sangue, o alerta para o risco de faltar sangue é constante e independe do atual momento acarretado pela greve. “Crises econômicas em geral afetam o funcionamento do banco. Pessoas não querem faltar ao trabalho e, muitas vezes, não têm dinheiro nem mesmo para o transporte até o hemocentro mais próximo. E se os níveis de estoque baixam ainda mais, a situação poderá ficar preocupante”.

Carlos Roberto Jorge, médico da Fundação Pró-Sangue, reforça o apelo da importância de doar. “Festas, Carnaval e imunização contra a febre amarela no verão diminuíram consideravelmente os estoques. Vir bem alimentado e com documento de identificação para a entrevista de triagem inicial já é suficiente para ajudar”, afirma.

SERVIÇO

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. No site da Pró-Sangue, é possível consultar os pré-requisitos básicos para doar. Uma sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

Deve-se evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No dia da doação, há ainda uma entrevista de triagem.

O posto Clínicas fica na av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7h às 18h de segunda a sexta-feira; e das 8h às 17h nos sábados, feriados e emendas de feriado. Aos sábados, o atendimento está limitado a 500 candidatos.

O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, próximo ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC. A entrada é pela av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad. Nos sábados, feriados e emendas, os candidatos devem estacionar exclusivamente dentro do complexo hospitalar, em qualquer vaga livre.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta, acesse o site da Fundação Pró-Sangue. Outras informações podem ser obtidas no Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas de sangue por mês.

COMENTÁRIOS