“Gabinete Itinerante” da Saúde visita serviços da região de Prudente

O Secretário de Estado de Saúde e coordenadores da pasta visitam a região de Presidente Prudente nesta quinta-feira (07). A visita faz parte do “Gabinete Itinerante”, um projeto da pasta iniciado neste ano com o objetivo de estreitar relações entre o gabinete e os gestores de todas as regiões de São Paulo.

A finalidade é conhecer presencialmente serviços estaduais e seus responsáveis, bem como atender a imprensa regional na área de cobertura.

O itinerário começa com uma reunião com os prefeitos e secretário municipais no Hospital Regional de Presidente Prudente. Na sequência, haverá uma visita a unidade. A equipe também visitará o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e o Hospital Estadual e Maternidade, passando pelas áreas de assistência materno-infantil. O último ponto do roteiro será o Hospital Regional do Câncer.

“Com o ‘Gabinete Itinerante’, estamos percorrendo todo o Estado, conhecendo serviços públicos de saúde que atuam na assistência regionalizada e fortalecendo o contato com os municípios e profissionais estaduais de saúde que trabalham na região. A iniciativa demonstra o compromisso do Governo do Estado com a população, verificando presencialmente as necessidades e possibilidades de aprimoramento para cada região”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Investimentos

Neste ano, os investimentos do Governo do Estado voltados para a melhoria estrutural de serviços da região ultrapassam R$ 13,2 milhões.

Desse total, R$ 8,5 milhões estão sendo aplicados no Hospital Regional de Prudente para a implantação de uma nova UTI adulto com dez leitos, que triplicará a capacidade do setor, além da compra de equipamentos. Entre eles, está uma ressonância magnética que possibilitará a realização de 715 exames mensalmente, 30% a mais do que a quantidade de exames realizados atualmente. Dois novos arcos cirúrgicos, 15 respiradores pulmonares e uma autoclave para esterilização também foram adquiridos, contribuindo para maior agilidade no diagnóstico e tratamento aos pacientes.

Também serão instalados  quatro leitos de psiquiatria infantil, para assistência a casos agudos na área de Saúde Mental. Com a finalidade de oferecer maior conforto aos pacientes e acompanhantes, a cobertura externa do ambulatório está em obras e deverá ficar pronta neste ano. O investimento abrange ainda 54 camas hospitalares e 10 novas incubadoras pediátricas, o que possibilitou a substituição do mobiliário.

Outros R$ 1,5 milhão foram destinados a ampliar a UTI da Santa Casa de Presidente Venceslau, passando de quatro para dez leitos SUS.

Mais R$ 2 milhões estão sendo investidos na construção de um novo centro de hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia de Dracena, que poderá atender 150 pacientes mensalmente – um aumento de 36% em relação à capacidade de atendimento do setor, atualmente de 110 pacientes por mês, e de 9% na capacidade regional de atendimento a dialíticos.  O recurso foi doado à pasta no âmbito de acordos de colaboração premiada assinados entre investigados e o Ministério Público de São Paulo, por intermédio do Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec).

A região também é beneficiada pelo programa “Melhor pra sua Saúde”, que engloba a nova a ressonância do HR e mais R$ 1,2 milhão para reforma do prédio do Departamento Regional de Saúde (DRS) que está em curso e deve ser finalizada e no primeiro semestre de 2020.

O Estado também presta auxílio às instituições filantrópicas, Santas Casas entre outras entidades regionais por meio de convênios. Somente em 2019, até o momento, foram repassados R$ 30,8 milhões.