Geriatra alerta para o envelhecimento com qualidade de vida

Geriatra alerta para o envelhecimento com qualidade de vida

 

A quantidade de idosos aumentou consideravelmente no Brasil nos últimos anos.  As pessoas estão vivendo mais e melhor, e esse aumento da expectativa de vida apresenta novos hábitos para encarar a velhice, que é chamada de terceira ou melhor idade.

O segredo para envelhecer com saúde e qualidade de vida varia de pessoa para pessoa, mas a prática de algumas atividades pode impulsionar esse movimento. Crisolete Santos, de 79 anos, acredita que sorrir é a melhor fórmula de sucesso. “Não ficar triste e fazer muitas atividades, como alongamento, e conversar bastante com as pessoas, são os meus segredos”. Já Celina da Silva, de 88 anos, não esconde seus cuidados. “Cante bastante e seja alegre com as pessoas. Trate todo mundo bem e peça a Deus muita saúde”.  

Segundo o geriatra do Instituto Paulista de Gerontologia, Francisco Souza do Carmo, ter hábitos saudáveis que comecem desde cedo garantem um envelhecimento adequado. “Ter uma alimentação saudável, ter hábitos de atividade física regular e tomar um litro e meio de água todos os dias são boas dicas. Cuidar muito bem da prevenção das suas possíveis doenças baseado no estudo do histórico familiar também fazem a diferença”, explica.

Fazer atividades físicas como caminhada, pilates, dança, são excelentes alternativas. Além dos músculos do corpo, é necessário trabalhar o cérebro também. “É importante manter os neurônios funcionando de forma plena para evitar doenças neurológicas”, ressalta do Carmo.

COMENTÁRIOS