Governador entrega clínicas do Saúde em Ação no Vale do Jurumirim

O governador Marcio França entregou na última sexta-feira (01) novas obras no Vale do Jurumirim, como parte do programa “Saúde em Ação”, parceria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Estamos aqui inaugurando uma unidade do “Saúde em Ação” que mais parece um pequeno hospital. São Paulo está investindo cada vez mais em saúde”, declarou o governador Márcio França.

As duas novas clínicas construídas nos municípios de Piraju e Itaporanga são do tipo UBS (Unidade Básica de Saúde), e receberam investimento de R$ 2,4 milhões cada.

No total, a região do Vale do Jurumirim contará com investimento de R$ 84 milhões, destinados a 26 unidades do “Saúde em Ação” na região, sendo 19 construções de novas unidades e sete reformas de clínicas do tipo UBS e CAPS. Um dos equipamentos novos é o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Avaré, cuja conclusão está prevista para o próximo ano.

Segundo o coordenador do programa, Ricardo Tardelli, as novas unidades e o hospital vão transformar a saúde do local. “A população não precisará mais se deslocar para ter um atendimento de qualidade. Atualmente, muitas pessoas precisam viajar para outras cidades em busca de uma medicina especializada”, explica.

“A população receberá um atendimento em uma unidade planejada para ser um posto de saúde. Todos os procedimentos aqui irão acontecer em um ambiente adequado, com material e conforto”, conta Teresa Walters, médica da unidade de Piraju.

As novas clínicas fazem parte de uma parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que prevê obras de construção e reforma de 166 serviços de saúde em cinco regiões do Estado de São Paulo. Além do Vale do Jurumirim, o programa conta com obras no Vale do Ribeira, Litoral Norte e nas regiões de Campinas e Itapeva. O investimento total é de R$ 826 milhões.

Clínicas “Saúde em Ação”

As unidades são entregues equipadas aos municípios e possuem cada uma delas 359m² de área construída. Em dezembro, foram inauguradas as primeiras clínicas do programa no Vale do Jurimirim, nos municípios de Avaré e Paranapanema.

As clínicas do tipo UBS são consideradas as “portas de entrada” do SUS, e têm capacidade de realizar, em média, cerca de 1.800 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e odontológicas.

Além das consultas, os pacientes também poderão receber vacinas, curativos e inalações, além de coletar sangue para exames laboratoriais. Também haverá ações de promoção e prevenção da saúde. As novas unidades contarão com equipes capacitadas para realizar atendimento humanizado. Do investimento total para o programa, 70% são provenientes do BID e outros 30%, do tesouro estadual.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria, após um estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada uma.

Atendimento

Os pacientes poderão se consultar e receber vacinas, curativos e inalações, bem como coletar sangue para os exames laboratoriais. Haverá, ainda, atividades de promoção e prevenção da saúde. As novas unidades apresentarão equipes capacitadas para o atendimento humanizado.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram selecionadas pela Secretaria de Estado da Saúde, após estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico no território paulista. Do investimento total do programa, 70% são provenientes do BID, enquanto 30% têm origem no Tesouro Estadual.

“Os Departamentos Regionais de Saúde exercem o papel de representantes da gestão estadual em cada local, e oferecerão apoio integrado às clínicas Saúde em Ação da região, buscando sempre a efetividade no acesso e a qualidade na assistência ao usuário do SUS”, explica Fátima Bombarda, Gerente Técnica de Redes de Atenção do projeto.