Governo de SP antecipa abertura de hospital em Caraguatatuba

Doria confirma que unidade será usada para tratamento de possíveis casos da COVID-19 em cidades do litoral norte

O Governador João Doria confirmou nesta terça-feira (24) que o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, terá abertura antecipada para atendimento prioritário a pacientes infectados pelo coronavírus. A unidade será aberta ao público na próxima segunda (30).

“Esse hospital já estará operando, a partir do dia 30 de março, a sua primeira etapa de Unidades de Terapia Intensiva. A segunda etapa será no dia 15 de abril. Isso vai melhorar a assistência da população que vive no Litoral Norte”, afirmou Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

A abertura estava inicialmente prevista para o final deste semestre. Nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Saúde e a Organização Social que irá gerir o hospital passaram a contratar profissionais para a abertura dos leitos. O Governo de São Paulo investiu R$ 188 milhões na construção da unidade.

Inicialmente, serão disponibilizados 20 leitos, sendo dez de UTI e dez de enfermaria. Também está prevista a abertura de outros dez leitos de UTI na segunda quinzena de abril.

Coordenadora interina do Centro de Contingência do coronavírus, a médica Helena Sato ressaltou a importância de que moradores de todas as regiões de São Paulo cumpram as medidas de isolamento para evitar a disseminação do vírus. “Ficar em casa é a vacina que nós temos. Essa é a grande responsabilidade de todos nós enquanto cidadãos”, disse.