Governo de SP entrega duas clínicas do Saúde em Ação em Indaiatuba

Programa da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o BID, vai investir R$ 262 milhões na região

O governador João Dória estará neste sábado (23) em Indaiatuba para a cerimônia de entrega das clínicas/UBS Jardim Carlos Augusto Camargo Andrade e Jardim Maritacas. As unidades fazem parte do Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Cada clínica recebeu o investimento de R$ 3,6 milhões. Elas contam com seis consultórios, sendo um deles odontológico, sala de vacina e inalação, medicações e espaço para atividades coletivas, entre outros. A área total da unidade é de 680 m² e a estimativa é de que realizem cerca de 180 atendimentos por dia.

A clínica/UBS Jardim Carlos Augusto Camargo Andrade já iniciou os atendimentos no mês de março e está localizada na Rua Henrique Mora, loteamento Jardim Carlos Augusto Camargo Andrade, gleba II.

Na cerimônia, o Governo do Estado também entrega as chaves da clínica/UBS Jardim Maritacas à Prefeitura de Indaiatuba, para finalização dos acabamentos e instalação de equipamentos. O endereço é Área Institucional 03-B, Rua 06, Jardim das Maritacas.

Essas são as primeiras obras entregues pelo programa Saúde em Ação no município de Indaiatuba. Na região metropolitana de Campinas, o programa investe R$ 262 milhões e já entregou 40 obras, sendo 35 UBSs e 5 CAPS. Ainda está em fase final a construção do novo AME de Campinas, que recebeu investimento de R$ 47 milhões e será referência em atendimento especializado na região.

O programa prevê 76 obras para a região metropolitana de Campinas. No total, são 166 unidades entre construções e reformas do Programa Saúde em Ação, distribuídas nas regiões de Campinas, Itapeva, Vale do Jurumirim, Vale do Ribeira e Litoral Norte.

“Estamos atuando no fortalecimento da assistência em todo o Estado com o ‘Saúde em Ação’. São R$ 826 milhões em investimentos para construções e reformas de hospitais, AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), clínicas dos tipos UBS e CAPS, entre outros serviços que vão facilitar e qualificar o acesso da população ao SUS”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Clínicas “Saúde em Ação”

As unidades são entregues equipadas aos municípios e são consideradas as portas de entrada do SUS, com capacidade para realizar consultas médicas e odontológicas. O foco na atenção básica tem como objetivo a resolução dos casos com mais rapidez e proximidade ao usuário.

“Se conseguirmos organizar o sistema primário, teremos uma rede integrada. Nós temos a possibilidade de tratar 85% das pessoas nesses serviços e diminuir as filas nos hospitais”, explica o coordenador do “Saúde em Ação”, Ricardo Tardelli.

Além das consultas, os pacientes também poderão receber vacinas, curativos e inalações, além de coletar sangue para exames laboratoriais. Também haverá ações de promoção e prevenção da saúde. As novas unidades contarão com equipes capacitadas para realizarem atendimento humanizado. Dos R$ 826 milhões de investimento total para o programa, 70% são provenientes do BID e outros 30%, do tesouro estadual.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria, após um estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada uma.