Governo de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Angatuba

Nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, às 15h, a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, inaugurou, ao lado do prefeito Luiz Antônio Machado e do secretário municipal de Desenvolvimento Social Hélio Pinto Simões Jr, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Nelson José dos Santos”, em Angatuba. O equipamento, localizado à Rua Domicília Arruda de Melo Pedroso, Nº 120 – Vila Nho Ribeiro, atenderá cerca de 200 idosos independentes a partir dos 60 anos.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Para a construção da unidade de Angatuba, o governo estadual investiu o montante de R$ 250.000,00, com contrapartida de R$ 21.624,41 da Prefeitura.

O objetivo é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas.

Desde 2010, o Estado de São Paulo já viabilizou a construção de:

• 63 Centros de Convivência do Idoso (CCIs), que oferecem serviços para idosos autônomos (temos mais 124 em execução);
  • 60 CDIs destinados a idosos semidependentes (temos mais 28 em execução);
  • Outros 210 equipamentos funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs.

De acordo com a secretária Célia Parnes, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo vida digna e mais saudável”, afirmou.

No Estado de São Paulo, a população idosa representa 14% ou cerca de 6 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A projeção para 2030 é que esse número salte para 9.316.614 (fonte: SEADE). Já a cidade de Angatuba tem uma população de 24.269 habitantes (pela estimativa IBGE de 2018), dos quais 15% são idosos.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.