Governo de SP inaugura UBS do Programa Saúde em Ação em Santa Bárbara d’Oeste

Nesta segunda-feira (3), Secretário Executivo de Estado da Saúde Alberto Kanamura inaugurou a Clínica Saúde em Ação (UBS) Dr. José Togeiro de Andrade no município de Santa Bárbara d’Oeste.

As obras da UBS foram iniciadas em junho de 2018 e receberam investimento de R$ 3,5 milhões, resultado uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A unidade pode realizar uma média de 180 atendimentos por dia, incluindo clínico geral, pediatria, odontologia e ginecologia. Com 640 m² de área construída, a unidade oferece ao público oito consultórios, salas individuais para vacinas, coletas, inalações, medicamentos e atividades coletivas.

O espaço também tem salas de reuniões para os funcionários e administração, além de salas de prontuários, esterilização, lavagem e descontaminação.

A obra faz parte de um investimento de R$ 270 milhões do Saúde em Ação na Região Metropolitana de Campinas, que inclui construção e reformas de 76 unidades, incluindo UBS, CAPS e o novo AME, que será entregue neste semestre.

“As novas unidades visam fortalecer a rede de clínicas do programa Saúde em Ação e atender a demanda de atenção básica nos municípios. A atenção primária é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e este investimento contribui para fortalecer a rede e ampliar o acesso da população à saúde”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“É uma satisfação muito grande poder contribuir com o município para que ele fortaleça a atenção básica, que é o ponto de entrada do sistema de saúde. Uma atenção básica forte e organizada organiza todo o sistema hierarquizado da saúde. É uma alegria muito grande”, complementa Ricardo Tardelli, coordenador do Saúde em Ação.

No total, o “Saúde em Ação” prevê obras de construção e reforma de 166 serviços de saúde em cinco regiões do Estado de São Paulo. As obras acontecem nos Vales do Jurumirim e do Ribeira, no Litoral Norte e nas regiões de Campinas e Itapeva. O investimento total é de R$ 826 milhões.

A unidade fica localizada na Rua Cariris, 396 – Jardim São Francisco II, em Santa Bárbara d’Oeste.

Clínicas “Saúde em Ação”

As unidades são consideradas as portas de entrada do SUS. Além das consultas, os pacientes também poderão receber vacinas, curativos e inalações, além de coletar sangue para exames laboratoriais.

Também haverá ações de promoção e prevenção da saúde. As novas unidades contarão com equipes capacitadas para realizarem atendimento humanizado. Do investimento total para o programa, 70% são provenientes do BID e outros 30%, do tesouro estadual.

As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria, após um estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada uma.