Governo de SP lança plataforma de dados sobre pessoas com deficiência

Nesta terça-feira (3), no dia em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou uma plataforma de dados com informações voltadas a esse público.

Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência visa subsidiar a tomada de decisão dos gestores na definição das políticas públicas regionais ou municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência, além de ser um instrumento de monitoramento da garantia dos direitos desse público.

A Base de Dados também tem por objetivo dialogar com as demais Secretarias do Governo de São Paulo, reunindo dados e informações nas diversas áreas, servindo como fonte de estudo para os pesquisadores e profissionais interessados na causa.

De acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, vivem em São Paulo 3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o equivalente a 7,29% de toda a população do Estado. A maioria delas são pessoas com algum tipo de deficiência visual (40%) e 28,79% são pessoas com deficiência motora. Pessoas com deficiência mental/intelectual e auditiva representam 16,72% e 14,49%, respectivamente.

A plataforma é uma estratégia que tem consonância com uma das recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2011. O documento destacava a importância de uma consolidação de base de dados sobre o segmento das pessoas com deficiência aos governos, como uma forma de enfrentamento às barreiras incapacitantes.

No site da Secretaria, é possível ter acesso também a informações sobre ações e programas do Estado voltadas a esse público, como projetos de inclusão no mercado de trabalho e iniciativas em educação.