Governo de SP repassa R$ 8,4 milhões para nova ressonância e atendimentos no Hospital de Base de Rio Preto

Nesta quinta-feira (8), o Governador em exercício, Rodrigo Garcia, e o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, anunciaram o repasse de R$ 8,4 milhões para o Hospital de Base de São José do Rio Preto.

O valor contabiliza R$ 4,5 milhões extras para fortalecer o atendimento oncológico, hospitalar infantil e assistência farmacêutica para pacientes da região. Também serão investidos R$ 3,9 milhões para a compra de um novo equipamento de ressonância magnética para a unidade. “Além da compra de equipamentos, o Hospital de Base de Rio Preto receberá reforço financeiro, porque o HB não é mais um hospital só de Rio Preto, mas de toda a região e de pessoas de outros estados brasileiros, que vêm aqui se tratar”, afirmou Garcia.

O recurso, proveniente do tesouro estadual, visa complementar o custeio do atendimento a pacientes da unidade. O valor do convênio oncológico é de R$ 1,7 milhão e será pago em cinco parcelas. Já o de custeio ao Hospital da Criança no valor de R$ 2,5 milhões será pago em 12 vezes de R$ 213,7 mil. O convênio voltado para a assistência farmacêutica na região será pago em três parcelas de R$100 mil.

O HB é responsável pelo atendimento em Oncologia aos municípios da região de Rio Preto e integra a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. Moradores da cidade de Rio Preto contam, ainda, com a Santa Casa de Rio Preto para esse tipo de assistência.

Em 2018, a unidade realizou aproximadamente 90 mil atendimentos oncológicos, somando 20 mil sessões de quimioterapia, cerca de 69 mil de radioterapia 777 cirurgias oncológicas. O setor de radioterapia do HB conta com um acelerador linear, equipamento utilizado para radioterapia, que figura entre os mais modernos disponíveis no país e no mundo.

O Hospital da Criança e Maternidade é um anexo da unidade e realiza serviços de obstetrícia, pediatria, UTI Neonatal e UTI Pediátrica. Na área de Atenção à Saúde da Criança presta cuidado ambulatorial e de internação clínico-cirúrgica, ortopedia, neurologia, com ênfase nas cirurgias pediátricas cardíacas, incluindo ações de Terapia Intensiva a Neonatos. Na área de Atenção à Saúde da Mulher presta cuidado ambulatorial e de internação clínico-cirúrgica nas especialidades obstétrica e ginecológica, constituindo-se em referência regional para Gestação de Alto Risco. Em cirurgias cardíacas pediátricas é referência também para o Estado de São Paulo.

Os R$300 mil destinados a Assistência Farmacêutica serão repassados à Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina), responsável pela manutenção e humanização dos procedimentos na farmácia de medicamentos especializados da região.

“Esse recurso extra representa o apoio do Governo do Estado ao HB que, além de ser referência regional em Oncologia e uma unidade muito importante para a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, auxilia a região no atendimento materno-infantil”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Nova ressonância magnética

O Governo do Estado de São Paulo também anunciou a compra de uma nova ressonância magnética para o HB. A unidade ficará responsável pelas obras de adaptação para a instalação do novo equipamento, orçado em R$ 3,9 milhões.

Atualmente, o hospital conta com dois aparelhos de ressonância e a compra de um novo equipamento possibilitará a substituição do mais antigo, contribuindo para o aumento da capacidade ambulatorial e hospitalar.

Sobre o Hospital de Base

O HB é um hospital-escola ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP) e gerido pela (FUNFARME). Conta com 966 leitos totais, sendo 217 de UTI. Além disso, há também 31 salas cirúrgicas.

O quadro de funcionários é composto por cerca de 5 mil colaboradores, 934 médicos, 683 residentes de medicina e mais de 3 mil funcionários.

Mensalmente, realiza mais de 192.001 procedimentos ambulatoriais entre exames, tratamentos e terapias, de média e alta complexidade e 2,6 mil cirurgias.