Pular para o conteúdo

Governo de SP reúne serviços de saúde de dez Estados em premiação por ações sustentáveis

 

 

Nos dias 11 e 12 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo premia 15 unidades de saúde participantes da 12ª edição do prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, que contou com 150 projetos de sustentabilidade inscritos, de diferentes locais do Brasil.

As organizações finalistas serão condecoradas com placas e estiveram entre os mais de 150 projetos inscritos, que também receberão menção honrosa.

Serviços de saúde do Amazonas, Bahia, Ceara, Espirito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo inscreveram gratuitamente projetos desenvolvidos em hospitais públicos estaduais e municipais, Santas Casas, entidades filantrópicas e unidades geridas por Organizações Sociais. Foram avaliadas medidas de preservação ambiental relacionadas à reciclagem, gerenciamento de resíduos de risco, arborização, bem como medidas vinculadas à educação e economia nos processos rotineiros.

A premiação desenvolvida pelo governo estadual tem o intuito de valorizar e estimular práticas relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente desenvolvidas pelas organizações de saúde que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) nacional. A condecoração será concedida na abertura do XII Seminário de Hospitais Saudáveis, cujo tema central é “A Saúde pelo Clima: Liderando cadeias produtivas sustentáveis e de baixo carbono”.

A programação envolve seminários, painéis, palestras, debates, entre outras atividades que contribuem para a difusão de conhecimentos e ampliação do compromisso com a sustentabilidade. (confira o serviço abaixo)

Concedido anualmente, o prêmio teve início em 2008 pela Secretaria de Estado da Saúde, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária estadual. Nas doze edições já realizadas, mais de mil projetos foram apresentados e 180 receberam placas de reconhecimento.

Desde 2012, os trabalhos premiados são disponibilizados para consulta pública na Biblioteca do Projeto Hospitais Saudáveis, disponível em: http://www.hospitaissaudaveis.org. O compartilhamento visa contribuir para a difusão e expansão das experiências exemplares.

A iniciativa também abrange a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) e as organizações não governamentais Saúde Sem Dano (SSD) e Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

 

XII Seminário de Hospitais Saudáveis

Data: 11 e 12 de Novembro

Horário: das 8h30 às 18h

Programação: https://www.hospitaissaudaveis.org/biblioteca_det.asp?biblioteca_id=380

Local: Centro de Convenções Rebouças

Endereço: Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo – SP

Evento gratuito e aberto ao público