Governo do Estado investe em modernização de UBSs em Ubarana e Zacarias

Governo do Estado investe em modernização de UBSs em Ubarana e Zacarias

No total, foram repassados R$ 390,6 mil para obras de reforma e modernização das unidades

O governador Geraldo Alckmin entrega hoje, dia 7 de novembro, as obras de reforma e ampliação das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) localizadas nos municípios de Ubarana e Zacarias. O recurso foi repassado através do programa Qualis UBS, criado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

No total, foram investidos R$ 390,6 mil para a modernização das unidades, valor esse destinado às obras de reforma das unidades e à compra de equipamentos.

Entre as melhorias realizadas na UBS de Ubarana estão à implantação de uma nova ala, que abrigará novos consultórios médicos e odontológicos, e novas salas, destinadas à observação de pacientes, à equipe de saúde da família, à enfermagem, à coleta de material para exames e ao setor administrativo.

Já na UBS de Zacarias, os recursos foram destinados à modernização das salas, dos consultórios médicos e dos banheiros, que foram adaptados visando garantir uma maior acessibilidade. Além disso, a unidade também ganhou novas salas – destinadas à equipe de saúde da família, ao serviço de regulação e ao setor administrativo – uma rampa de acesso e um corredor de ligação entre o prédio antigo e prédio novo.

Lançado em 2012, o programa Qualis UBS tem o objetivo de promover a melhoria e o fortalecimento da atenção básica em saúde dos municípios, fundamental para garantir a boa resolutividade do atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) no sentido de solucionar os problemas de saúde mais simples da população, a fim de evitar que hospitais especializados sejam sobrecarregados.

Imagem: A2img / Eduardo Saraiva

COMENTÁRIOS