Pular para o conteúdo

Hanseníase é tema de ação nas estações Sacomã e Vila Prudente do Metrô

Como parte do Janeiro Roxo – mês dedicado à prevenção e ao combate da doença – uma ação educativa será realizada nas Estações Sacomã e Vila Prudente, da Linha 2-Verde do Metrô, nesta quinta-feira (30), das 9h às 16h.

Os passageiros receberão materiais informativos, orientações de profissionais de saúde e, em casos suspeitos, serão encaminhados para avaliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com o apoio do Metrô, a iniciativa é proposta pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença crônica e pode ser transmitida de um indivíduo para outro quando a pessoa infectada não faz o tratamento adequado. A enfermidade atinge principalmente a pele e os nervos próximos à superfície dos tecidos, podendo ocasionar lesões. A falta de informação ainda é decorrente de muito preconceito.

“Muitas pessoas convivem durante anos com a doença sem conhecer os sintomas. Por isso, precisamos que jovens e adultos sejam alertados e se tornem multiplicadores de informações, para evitar o diagnóstico tardio e as sequelas”, alerta o médico Claudio Salgado, presidente da SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia.

A dona de casa, Maria Antônio de Souza, foi diagnosticada com a doença em maio de 2018 e explica importância que teve o diagnóstico precoce. “Eu percebi uma mancha no rosto e depois na perna. Imediatamente procurei um médico que disse que eu estava com hanseníase, para falar verdade, eu não tinha noção o que era. Fui pesquisar, comecei o tratamento e hoje consigo ter uma vida normal, sem nenhuma sequela”.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com maior número de novos casos de hanseníase por ano. Em 2018, foram quase 30 mil pessoas infectadas, segundos dados do Ministério da Saúde. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não é necessário a internação.

Em 2018, foram registrados 26.875 novos casos de hanseníase no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença tem cura e é transmitida pelo ar, somente por pessoas infectadas que não fazem o tratamento, já que o início da medicação impossibilita o contágio. Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, com diminuição de sensibilidade ao toque, à dor, ao calor e ao frio são os principais indícios da hanseníase, que deixa sequelas se for ignorada.

 

SERVIÇO

Data: 30 de janeiro (quinta-feira)

Horário: das 9h às 16h

Local: Estações Sacomã e Vila Prudente, Linha 2-Verde