Pular para o conteúdo

HC de Botucatu e FMB participam da Semana Internacional da Tireoide

O Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a disciplina de Endocrinologia e Metabologia da FMB participam, de 20 a 26 de maio, da Semana Internacional da Tireoide, que visa conscientizar e esclarecer a população sobre os diferentes aspectos que envolvem a temática. Neste ano, o tema global das atividades envolve “Tireoide e Gestação”.

Segundo Dr.ª Glaucia Maria F. da Silva Mazeto, professora do Departamento de Clínica Médica da FMB e coordenadora da campanha em Botucatu, os problemas gerais na tireoide acometem principalmente as mulheres em idade reprodutiva e as disfunções podem trazer conseqüências muito sérias se não descobertas e tratadas a tempo.

“Muitas mulheres não sabem que têm problemas de tireoide e engravidam, e isso pode causar sérias repercussões. Este é o objetivo da campanha deste ano: esclarecer as mulheres e as pessoas que vivem no entorno delas quanto aos riscos de uma gravidez em vigência de uma disfunção tireoidiana descompensada. Assim, mulheres que tem problemas na tireoide devem consultar seu médico para ter o tratamento adequado, preferencialmente antes da gestação”, afirma Dr.ª Gláucia.

Durante a semana, foram realizadas atividades didáticas dentro do HC e houve a entrega de folhetos explicativos com orientações nas salas de espera dos Ambulatórios do HCFMB, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Botucatu e, nos dias 25 e 26 de maio, haverá esta entrega também no Shopping Botucatu.