Pular para o conteúdo

HC de Botucatu, FMB e Famesp realizam atividades em homenagem ao Dia da Mulher

Nos dias 11, 12 e 13 de março, as equipes representantes do Departamento de Gestão de
Pessoas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB); do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE) do HCFMB; da Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos (STDARH); do Grupo Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos (GTDRH) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB); do Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (NUMIS) da FMB; do Núcleo de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (NITE) da FMB; do Comitê de Arte e Cultura (CAC) da FMB e do setor de Recursos Humanos da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) realizaram diversas atividades em homenagem às mulheres, cujo dia é celebrado em 8 de março. Em 2019, o tema das atividades foi “Mulher Empreendedora”.

Na manhã de segunda-feira, as servidoras participaram de uma aula de yoga ministrada pela instrutora Eduarda Rigon. Enquanto isso, o Coral Canto e Encanto da FMB se apresentou no Pronto-Socorro Adulto (PSA). Na parte da tarde, o Hospital Estadual Botucatu (HEBo) e o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) receberam a apresentação dos grupos de flauta-doce da Casa das Meninas e da Vila dos Meninos.

Na terça-feira, 12, as crianças da Associação Ide de Assistência à Infância e Juventude se apresentaram no Hospital Dia e na área de lazer da Famesp, que também recebeu uma aula de zumba, atividade que se repetiu no prédio da Administração da FMB. A sala de espera do Pronto-Socorro Referenciado do HC recebeu a apresentação do Coral Canto e Encanto e, à tarde, houve uma sessão de cinema no Salão Nobre, com o filme “Joy: um nome de sucesso”.

Já na quarta-feira, o Centro de Saúde Escola (CSE) das unidades Vila Ferroviária e da Vila dos Lavradores, além do Pronto-Socorro Pediátrico (PSP) do HC, receberam a apresentação do Grupo de Violão do Comitê de Arte e Cultura (CAC) da FMB. À tarde, o Salão Nobre recebeu uma exposição de desenhos artísticos da servidora da FMB Lucilene Cabral e decoração com material reciclado, além de stands de empresas parceiras.

Compondo a mesa de abertura, estiveram presentes a diretora do Departamento de Assistência à Saúde do HCFMB, Dr.ª Erika Ortolan, a vice-diretora da FMB, Profª Associada Maria Cristina Pereira Lima, o vice-presidente da Famesp, Dr. Trajano Sardenberg, e a diretora da Associação dos Servidores da Unesp (ASU) Daniela Gonçalves.

Dr.ª Érika trouxe alguns dados sobre o papel da mulher no cenário atual e ressaltou os progressos na valorização das mulheres ao longo dos anos. “Apesar das dificuldades, estamos em uma instituição que tenho muito orgulho de fazer parte, em que há várias mulheres em posições de chefia”.

Já a professora Maria Cristina valorizou a importância da vivência da cultura de paz e do diálogo como características marcantes das mulheres. “O Dia da Mulher é também de reflexão e luta. O feminismo traz a ideia de partilha e de trabalho em conjunto, em prol de um mundo mais humanizado”.

Houve também uma mesa-redonda que discutiu sobre a mulher empreendedora, com a moderação da professora Denise Fecchio, do Núcleo de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (NETI) da FMB, e a participação da gerente de Exames Diagnósticos e Terapêuticos do HC, Adriana de Fátima Souza Gonçalves; da aluna da FMB e integrante do Coletivo Genis, Ana Flávia Brolio; da colaboradora do HCFMB Ana Cláudia Albino da Costa; da servidora aposentada da FMB Cristina Maria Teixeira Fortes e da Prof.ª Titular Marilza Vieira Cunha Rudge.