Pular para o conteúdo

HC de Botucatu inaugura Unidade de Diálise para Pacientes Internados

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), inaugurou na última quinta-feira (7) sua nova Unidade de Diálise para Pacientes Internados (UDiPI).

A UDiPI está localizada dentro da enfermaria de Clínica Médica I, e conta com uma estrutura exclusiva para pacientes internados com diferentes doenças renais que levem à necessidade de hemodiálise temporária ou definitiva, de acordo com a avaliação médica e nível de complexidade. O HCFMB é uma das poucas instituições públicas que oferece esse tipo de serviço.

Estiveram presentes na inauguração o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; a diretora de Assistência, Dra. Erika Ortolan; o diretor da FMB/Unesp, Dr. Pasqual Barretti; a chefe do serviço de Diálise, Dra. Jacqueline Costa Teixeira Caramori; o chefe do Depto. de Clínica Médica, Dr. Marcos Ferreira Minicucci e a Profa. Emérita da FMB, Dinah Borges de Almeida, além de diretores, docentes e demais servidores da Instituição.

Dr. André Balbi iniciou sua fala comentando a história da Unidade de Diálise e como ela evoluiu ao longo dos anos, relembrando algumas cenas que aconteceram no espaço onde a UDiPI está instalada. “Esta nova ala é um passo muito importante pelo histórico que a Diálise tem em relação ao ensino, pesquisa e principalmente iniciativa. Um grupo integrado e unido, que tem como preocupação máxima o paciente. Nosso principal objetivo é crescer, contribuindo para que o HC cresça cada vez mais. Parabéns a todos e muito obrigado pelo empenho”.

Dr. Pasqual Barretti parabenizou a todos pela conquista. “Celebramos hoje o momento em que voltamos de onde começamos. Esse momento consolida o serviço de excelência que lutamos para realizar todos os dias. Obrigado”.

Após as palavras da diretora de Assistência, Dra. Erika Ortolan; do chefe do Depto. de Clínica Médica, Dr. Marcos Ferreira Minicucci; da chefe do serviço de Diálise, Dra. Jacqueline Costa Teixeira Caramori e da Profa. Emérita da FMB, Dinah Borges de Almeida, foi realizado o descerramento da placa da UDiPI, inaugurando oficialmente o novo espaço para o atendimento de pacientes internados.

hcfmb

Sobre a Unidade de Diálise do HCFMB

Em funcionamento desde 1982, a Unidade de Diálise do HCFMB apresenta crescimento contínuo e sucessivas ampliações. Atualmente, oferece todos os procedimentos dialíticos existentes para pacientes com insuficiência renal aguda e crônica, sendo referência internacional em diálise peritoneal para pacientes agudos. Cerca de 40 mil sessões de hemodiálise são realizadas por ano, atendendo centenas de pacientes ambulatoriais, com destaque para os ambulatórios específicos de doença renal crônica e pré-diálise.