HC de Botucatu inicia atividades dos cursos de especialização na área da Saúde

HC de Botucatu inicia atividades dos cursos de especialização na área da Saúde

Mais de 100 alunos começaram nesta semana uma nova trajetória: os estudantes formam a primeira turma dos cursos de Especialização na área da saúde oferecidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A partir deste ano, o HC é uma das unidades didáticas do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR) para o Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo “Dr. Antônio Guilherme de Souza”, órgão pertencente à Secretaria de Estado da Saúde. Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e tem o apoio administrativo do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do hospital.

Nesta segunda-feira (2), ocorreu a abertura oficial das atividades na sala de aula do Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS), em conjunto com as demais unidades participantes no Estado, com uma videoconferência e atividades conduzidas pelo CEFOR.

Na terça-feira (3), houve a continuidade das atividades de recepção dos alunos em nível local. A mesa de abertura foi composta pelo superintendente do HCFMB, André Balbi, pela diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), professora Maria Cristina Pereira Lima, pelo diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico-Hospitalar (Famesp), professor Antonio Rugolo Junior, e pela gerente multiprofissional do HC e coordenadora geral dos cursos, professora Cristiane Lara Mendes Chiloff.

Foram explicados tópicos para a integração dos alunos à instituição, além de orientações para acesso ao HC, explicações sobre o Código de Conduta e noções de controle de infecção hospitalar, além da continuidade do cronograma previsto pelo CEFOR. Também foram disponibilizados aos alunos os conteúdos online pela plataforma Saúde, Educação e Tecnologia (SETe), sistema de gerenciamento de aprendizagem do HC e da FMB.

Parceria

O superintendente do HCFMB, André Balbi, deu as boas-vindas aos alunos. “Este curso foi muito esperado por todos e envolveu o trabalho de muitas pessoas. O hospital cresce a cada dia e é uma satisfação ter vocês aqui”, afirmou.

A diretora da FMB, Maria Cristina Pereira Lima, relembrou as primeiras formações de profissionais não-médicos no Estado e destacou a parceria entre HC, FMB e Famesp. “Ressalto a importância deste curso e o espaço de atuação que vocês terão, fruto do esforço de muitas pessoas ao longo dos últimos anos”, pontuou.

A coordenadora geral dos cursos, Cristiane Lara Mendes Chiloff, reforçou que o momento foi possível graças ao sucesso de muitos anos do aprimoramento profissional. “É importante este resgate histórico, pois os alunos sempre se sentiram mais preparados para o mercado de trabalho com o aprimoramento. Preparamos as atividades com a ajuda de muitos parceiros, para que vocês possam ter uma ampla formação e um ano produtivo”, destacou.

Carolina Scarparo Ferreira, de São Manuel, aluna da área de Odontologia, considera o curso uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos. “Sempre quis estar aqui no HC e, quando saí da faculdade, procurei alguns cursos, mas faltava a questão prática. Resolvi fazer a inscrição. Estou muito feliz e com uma expectativa alta, pois estamos em um hospital de referência”, avaliou.

COMENTÁRIOS