HC de Botucatu lança manual de orientações para pacientes pós-AVC

A Unidade de AVC do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lançou recentemente o “Manual de Orientações Multidisciplinares para Pacientes Pós-AVC”, com o objetivo de melhorar o cuidado aos pacientes, auxiliar os profissionais da equipe multiprofissional envolvidos neste atendimento e trazer orientações aos cuidadores destes pacientes.

O manual, pioneiro no interior do estado de São Paulo, é fruto de uma dissertação de mestrado da terapeuta ocupacional da Unidade de AVC Natalia Andrade de Camargo, com a contribuição de toda a equipe multiprofissional do setor.

Segundo a criadora, a ideia surgiu a partir da necessidade dos cuidadores assimilarem de forma efetiva a quantidade de informações dadas pela equipe para realizar o cuidado pós-AVC no paciente em casa. “Muitos pacientes desenvolvem incapacidades físicas, motoras, cognitivas e psicológicas que aparecem após o AVC, mudando a rotina da família. A partir desta observação e de algumas pesquisas que fizemos, surgiu a elaboração este manual para otimizar o cuidado ao paciente e diminuir a sobrecarga do cuidador”, destaca.

Dr. Rodrigo Bazan, coordenador da Unidade, aponta que o manual mostra as orientações para o diagnóstico pré-hospitalar da doença, os cuidados durante a internação para a reabilitação precoce e o planejamento pós-alta. “Este conteúdo é importante para que os pacientes se recuperem de forma mais efetiva e não sofram outros AVCs. Quem cuida deste tipo de paciente precisa ter uma formação específica, focada para as necessidades destas pessoas. Pensando nesses pontos, o manual abrange diversas áreas, tornando fácil o entendimento aos pacientes e cuidadores”.

Natalia Cristina Ferreira, enfermeira referência da Unidade, reforça a importância do manual. “A Unidade de AVC atende o paciente em sua fase mais crítica e o trabalho desenvolvido aqui vai além do atendimento hospitalar. Para que o tratamento seja completo, a equipe acolhe não só o paciente, mais também os cuidadores e familiares, para que possam cuidar dele em casa”, diz.

A gerente multiprofissional do HCFMB Cristiane Chiloff acredita que o manual reflete a humanização e o trabalho integrado da Unidade em prol do paciente. “Nesta gestão, tem-se buscado muito a humanização do cuidado e este projeto é um exemplo disso. Além disso, o conteúdo também serve para profissionais da rede, que podem observar a linha de cuidado que propomos para o paciente, e é um apoio importante para as Unidades de AVC que estão se constituindo pelo SUS”, finaliza.

Além da equipe multiprofissional da Unidade, composta pelas áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Neurologia, Nutrição, Farmácia, Assistência Social, Psicologia e Cuidados Paliativos, o Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) também contribuiu para a confecção do Manual, realizando toda a parte gráfica do projeto. O conteúdo está disponível em formato e-book no site do HCFMB, neste link, e também na livraria da Apple. Em breve, o conteúdo terá edições na versão impressa e será traduzido para a língua inglesa.