HC de Botucatu participa de atividades do Dia Mundial do Sono

Neste mês de março, a equipe do Laboratório do Sono do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participou de atividades de promoção da Saúde durante a Semana do Sono, levando conhecimento para o próprio Hospital, para casas de repouso de Botucatu e Bauru, além de interagir com universitários de São Manuel.

Dentre as atividades desenvolvidas, foram realizadas palestras interativas, aplicação de questionários, distribuição de cartilhas e abordagem de pacientes, com o apoio da Associação Brasileira do Sono (ABS).

Com o tema “Dormir bem é envelhecer com saúde”, a proposta deste ano do Dia Mundial do Sono foi alertar a população sobre a importância de um sono de qualidade para uma vida mais saudável. “Sabemos que ao longo da vida os padrões fisiológicos do sono se modificam e, por isso, passamos a necessitar de menos horas de sono na melhor idade. Mesmo dormindo menos, precisamos ter um sono de qualidade, e que seja reparador”, afirma Drª Camila de Castro Corrêa, fonoaudióloga certificada em Sono pela ABS e responsável pelo Ambulatório de Fonoaudiologia do Sono do HCFMB.

A coordenadora do Laboratório do Sono e gerente médica do Hospital Estadual Botucatu (HEBo) Drª Silke Anna Theresa Weber fala sobre a importância deste dia. “Nos últimos anos, a literatura científica e a mídia têm destacado a importância de um sono de qualidade, devido ao impacto da privação de sono para a saúde. As atividades realizadas durante a Semana buscam aproximar este tema da população, mostrando a importância de se dormir bem, dar dicas para que isso aconteça, além de alertar para possíveis distúrbios do sono, mostrando como a população deve procurar diagnóstico e tratamento”.

Dr.ª Camila comenta a repercussão das ações em toda a região. “Neste ano, buscamos atingir o público específico conforme a temática da campanha, para que eles e seus cuidadores pudessem compartilhar suas experiências e dificuldades em relação ao sono. Buscamos entender a dinâmica da rotina deles e aplicar, dentro das possibilidades, alguns comportamentos mais favoráveis para melhor higiene do sono”.

Além da Dr.ª Silke, Dr.ª Camila e Dr.ª Letícia, a comissão de organização das ações de Botucatu e região é composta pelos graduandos em Medicina Ana Luísa Fontana Garcia, Anderson Thales Pereira Rocha, Elizandra de Padua Ranzani, Mariana Pires Ferreira Novaes da Silva e Sofia Prata Piña; da graduanda em Fisioterapia pela FMR Maria Eduarda Paloschi Sartori; da doutoranda pela FOB-USP Gabriele Ramos de Luccas e pelas servidoras do HCFMB Karina Araújo dos Santos e Sandra Maria Fogaça dos Santos.