Pular para o conteúdo

HC de Botucatu promove curso sobre desenvolvimento e alterações na fala da criança

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com seu Serviço de Fonoaudiologia,  realizou na manhã do último sábado (17) o curso “Desenvolvimento e alterações da fala da criança – como identificar e ajudar seu filho”.

Segundo a coordenadora do serviço Priscila Watson, o tema é relevante para ajudar diversas mães que tem dúvidas sobre o desenvolvimento da fala de seus filhos. “As dúvidas mais frequentes são se o filho está falando errado, ou qual a faixa etária adequada para o desenvolvimento, entre outras . O curso foi pensado para quem tem crianças em casa, com orientações essenciais de quando procurar um profissional”, disse.

O curso foi ministrado pela fonoaudióloga do HCFMB Maria Gabriela Cavalheiro. Segundo ela, é na primeira infância que o foco na percepção das alterações da fala deve ser colocado. “Qualquer tipo de reabilitação é mais efetivo entre 0 e 3 anos. Neste caso, precisamos que professores e pais fiquem atentos aos primeiros sinais. Podemos trabalhar melhor e com pouca estimulação. A criança pode ter um desenvolvimento adequado na parte oral e escrita”, observa.

De acordo com a profissional de saúde, todos podem estar atentos às respostas do bebê durante uma interação. “Observar o sorriso, o reconhecimento da voz dos familiares e a percepção de alguns sons são alguns fatores importantes. Entre um ano e meio e 2 anos, a criança já deve formar algumas frases, sem necessariamente já formar o som da fala ou ter a gramática correta das palavras”, finaliza.