Pular para o conteúdo

HC e Faculdade de Medicina de Botucatu realizam I Seminário Multidisciplinar de Transplantes

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) realizaram no último final de semana o I Seminário Multidisciplinar de Transplantes. O evento teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais que trabalham nesta área, além de esclarecer as principais dúvidas em relação ao transplante e principalmente à captação.

O Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi deu início ao Seminário apresentando o tema “A importância dos Transplantes para o HC e para o Brasil”. “O HCFMB tem aumentando progressivamente seu número de transplantes, além da criação de uma enfermaria própria e do Núcleo de Transplantes de Órgãos Sólidos. Recentemente, inauguramos o Programa de Transplante Cardíaco. O apoio dos gestores do HCFMB sempre foi essencial para o sucesso dos programas, e este apoio será mantido e estimulado na nossa gestão”, destacou.

Responsável pelo Programa de Transplante Renal do HCFMB e um dos principais idealizadores do evento, Dr. Luiz Gustavo Modelli falou sobre o funcionamento da Lista de Transplante Renal em São Paulo e os principais dados do Estado. “O Brasil é o segundo país em número absoluto de transplantes. O HC é o terceiro centro transplantador do Estado e o primeiro do interior, o que mostra que nossos programas estão em plena expansão e só tendem a crescer”, explicou.

O coordenador do Programa de Transplante Cardíaco do HC, Dr. Marcello Laneza Felício apresentou no seminário o tema “Aspectos Cirúrgicos do Transplante Cardíaco”, destacando a importância do início do programa para o Hospital, além de dados sobre o atendimento de pacientes com insuficiência cardíaca e a necessidade de novos centros de transplante cardíaco no país.

Os temas “Situação Atual da Captação no Estado de São Paulo” e “Cuidados na Manutenção do Doador” foram apresentados respectivamente pelo Coordenador da Organização de Procura de Órgãos do HCFMB, Dr. Laércio Stefano Martins, e pelo professor e médico da Equipe de Transplante Cardíaco do Hospital Albert Einstein, Dr. Flavio de Souza Brito, finalizando o evento.