HC lança plataforma para paciente acessar resultados de exames e agenda

HC lança plataforma para paciente acessar resultados de exames e agenda

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), buscando melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes, disponibilizou desde 1º de outubro o Portal do Paciente, que visa reduzir o absenteísmo e aperfeiçoar o controle da agenda das Interconsultas.

O Portal surgiu de uma demanda do Eixo Temático Gestão Ambulatorial, que tem como header o Dr. Fábio Pacheco Muniz de Souza e Castro, Diretor Administrativo do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) – unidade Morumbi.

A dificuldade em se comunicar com o paciente ou responsável se esbarrava no cadastro defasado. A solução surgiu a partir de uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo Especializado em Tecnologia da Informação (NETI), que estava em andamento no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), e que foi aprimorada para o Portal de acordo com o perfil do paciente HC.

De fácil navegação e acesso pelo site do HC ou https://portaldopaciente.hc.fm.usp.br, inclusive via smartphone e tablet, o Portal do Paciente possibilita realizar o cadastro com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento e senha pessoal; confirmar ou atualizar os dados cadastrais; consultar resultados dos exames laboratoriais e de imagem sem o uso da etiqueta e senha; e visualizar a agenda de Interconsulta, que engloba todo Complexo HCFMUSP, permitindo sinalizar a impossibilidade de comparecer na consulta marcada para reagendamento.

De acordo com o Dr. Fábio, “a ferramenta é uma imensa contribuição para a Instituição e para a sociedade, impactando diretamente com a nossa realidade”. O sistema permite uma gestão baseada em dados de qualidade, indicando, ainda, transparência, confiabilidade, interação e eficiência.

Para o Coordenador do NETI, Vilson Cobello Junior, “foi gratificante fazer algo que agregue valores para o paciente”. Foram 30 dias de dedicação e comprometimento da equipe do Núcleo de TI para beneficiar a interação com o paciente, de forma que garanta a fidelização do paciente a buscar informações pelo caminho mais curto, seguro e oficial do HC.

Em 1 mês de operação foram mais de 500 pacientes cadastrados e 1.700 interações com a ferramenta.

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