Pular para o conteúdo

HC realiza exames na Campanha de Combate e Prevenção ao Câncer de Pele

A Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) participará no próximo sábado (1) da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Serão realizados exames preventivos e orientações sobre os principais cuidados com o sol. O atendimento gratuito acontecerá, das 9h às 15h, no Prédio dos Ambulatórios (PAMB).

As pessoas com múltiplas pintas ou sinais pelo corpo, feridas que não cicatrizam ou que apresentem lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés devem procurar o hospital para o diagnóstico. Após exames clínicos, uma vez identificada qualquer lesão suspeita, outros exames complementares poderão ser realizados.

“A doença é mais comum em pessoas de pele clara, com mais de 40 anos. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada”, explica o dermatologista, Prof. Dr. Eugênio Pimentel, responsável pela campanha no HC.

O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo seu desenvolvimento. Em 2017, a Clínica de Dermatologia do HC realizou exames preventivos em 471 pessoas. Dos casos avaliados, 46 foram diagnosticados com câncer de pele. Em 2016, foram 460 atendimentos e registrados 74 casos.

Para o atendimento durante a campanha, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Clínica de Dermatologia do HC mobilizará 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, administrativos e voluntários.

 

 

dermato hc