Pular para o conteúdo

HCFMB realiza conscientização sobre esclerose múltipla

Na última quinta-feira (29), o Departamento de Neurologia e Psiquiatria (disciplina de neuro imunologia), o Núcleo de Eventos do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) e o Núcleo de Ambulatórios do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizaram um evento para comemorar o Dia Nacional sobre a Esclerose Múltipla, lembrado no dia 30 de agosto, com ações de esclarecimento e conscientização sobre a doença.

O evento buscou integrar os pacientes com esclerose múltipla e orientá-los quanto a possíveis ações que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida, além de envolver a equipe do ambulatório, alunos e residentes.

A esclerose múltipla é uma condição que compromete o sistema nervoso central, prejudicando a neurotransmissão e provocando dificuldades motoras e sensitivas, que impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes acometidos por essa doença.

A abertura do evento foi realizada pelo neurologista do HCFMB Prof. Dr. Fernando Coronetti. Logo após, o público assistiu o psicólogo especialista em psicossomática Sérgio Esposto, que abordou o tema “Informações e vivências utilizando técnicas de Yoga e Shiatsu para respiração, automassagem e meditação”. Finalizando o evento, as fisioterapeutas do Programa de Residência em Saúde do Adulto e do Idoso, Julia Rissi Bergamashi e Ana Laura Carlos Broto  falaram sobre “Contribuições da fisioterapia na melhoria da qualidade de vida”.

Celebrado pela primeira vez em 2006, o Dia Nacional sobre a Esclerose Múltipla busca aumentar a visibilidade da doença, seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia.